Semana da Tecnologia inicia mais uma edição do festival Prisma/ Art Light Tech.

2023-10-04 07:26

Categoria: 

Concelho: 

A Semana da Tecnologia inicia mais uma edição do festival Prisma/ Art Light Tech.

Espaços da cidade de Aveiro recebem propostas de arte contemporânea com projeções, instalações e obras de som e luz.

De quarta a sábado, os espaços icónicos da cidade de Aveiro ganharão vida com o festival que alia arte e tecnologia em diálogo com o património da cidade.

O início dá-se no interior de edifícios históricos e nos dias 6 e 7 abre-se ao ar livre, com instalações de luz em jardins, praças e ruas de Aveiro.

A edição de 2023 é dedicada à beleza natural do planeta Terra, procurando chamar a atenção para os perigos de uma atitude negligente perante a natureza.

Na primeira etapa do evento, em espaços fechados, um dos destaques é a instalação “Flux”, obra cinética que conta a história de um curso de água desaparecido.

Composta por rochas suspensas acionadas por um mecanismo, esta instalação poderá ser visitada no Teatro Aveirense.

No Museu da Cidade estará patente a instalação “Echinoidea Future - Adriatic Sensing”, que explora os fatores de stress da pegada humana local e global, demonstrando a resiliência das espécies aquáticas, com enfoque no meio ambiente do ouriço-do-mar.

No mesmo museu, a obra “Aquateque” é uma curta-metragem e instalação multimédia que explora o rio alemão Ruhr.

A instalação interativa “Akousmaflore”, no Museu de Arte Nova, também se destaca na programação.

Trata-se de um jardim composto por plantas musicais que respondem ao contacto humano. Cada planta responde de forma diferente, produzindo sons específicos, numa mistura de realidade com imaginação.

O Museu de Arte Nova recebe ainda a instalação interativa “Brave New World”.

A partir de sexta-feira, dia 6, os principais espaços públicos ao ar livre da cidade serão preenchidos de luz e cor.

A obra de arte audiovisual “The Seat of Illusions” irá jogar com a ilusão de ótica no Cais da Fonte Nova e, mesmo ao lado, no Jardim da Fonte Nova, será exibido o jogo interativo “Wood Wide Web”.

No Largo Dr. Jaime Magalhães de Lima poderá ser visitada a escultura “Masha”, criada em resposta à invasão da Ucrânia, e a instalação “Ohmega”, animada por DJ’s, irá iluminar o Jardim do Mercado Manuel Firmino.

Criaturas das profundezas do oceano serão avistadas no Edifício da Antiga Capitania de Aveiro com o “Deep Waters”, espetáculo de lasermapping que combina na perfeição a arquitetura e a superfície da água.

Já a Praça da República será transformada num mundo de criação imersiva, dando palco a um torneio em que irão participar os vencedores das três edições anteriores da Escola de Videomapping, iniciativa de capacitação para criadores de várias áreas, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e o Teatro Aveirense.

O PRISMA levará também ao edifício do Palácio da Justiça profissionais na área do design de luz para mostrarem as suas obras-primas de música e luz na competição “Light Designers Contest”.

Pelo Edifício da Antiga Capitania de Aveiro passará ainda a oficina criativa “Animal Masks” e a tecnologia simples do artista húngaro Visual Fenyszóró irá conferir novas dimensões às fachadas de diversos edifícios de Aveiro.

Na agenda da Aveiro Tech Week hoje há sessão sobre o tema “Cidade: Dados Abertos e Cibersegurança” em evento no teatro Aveirense a partir das 14h.

Esta conferência pretende debater a importância do acesso a dados urbanos na gestão dos territórios, bem como a sua consciencialização em relação à importância da sua segurança na modernização digital da sociedade.

Durante a manhã, a partir das 10h, no Atlas, há jornada de trabalho sobre Cibersegurança enquanto desafio para as pequenas e médias empresas.

Ao final da tarde a Rede Nacional de Test Beds aborda o caso de Aveiro enquanto Pólo de Inovação.

Sessão às 17h no edifício Atlas Aveiro.

Esta sessão pretende apresentar alguns dos Test Bed com ligação direta a Aveiro e debater qual o seu papel e impacto no apoio à inovação e consequente desenvolvimento económico, nomeadamente na passagem de validação em laboratório de produtos e serviços disruptivos até à fase da sua comercialização.

O conceito de Test Beds - considerados como polos de inovação e enquadrados no Sistema de Incentivos Empresas 4.0 - visa a criação de uma rede nacional de infraestruturas e equipamentos para teste e experimentação de produtos e serviços inovadores por parte de PME's e Startups com o objetivo de acelerar a sua industrialização, comercialização e o seu processo de transição digital.

Este workshop pretende assim apresentar alguns dos Test Bed com ligação direta a Aveiro, promovidos por entidades como HORSE (antiga RENAULT CACIA), The Navigator Company, Brisa/Altice Labs, Ubiwhere e PCI - Creative Science Park Aveiro Region, e debater qual o seu impacto no apoio à inovação e consequente desenvolvimento económico, nomeadamente na passagem de validação em laboratório de produtos e serviços disruptivos até à fase da sua comercialização.