Projeto da Sanjotec e da Universidade de Aveiro reconhecido em concurso do IAPMEI.

2021-09-10 11:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O IAPMEI anuncia vencedores nacionais do European Enterprise Promotion Awards 2021 e o distrito de Aveiro entra nas referências.

Comércio Digital e AQUA+® Água na medida certa são os projetos selecionados para representar Portugal na final internacional em novembro, na Eslovénia.

Já são conhecidos os vencedores nacionais da edição deste ano dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da Estratégia Europa 2020 e dinamizada em Portugal pelo IAPMEI, que visa distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa.

Dos 17 projetos que integram a Short List, o júri nacional selecionou dois projetos que vão representar Portugal na grande final europeia, que vai ter lugar na Eslovénia, em novembro, por ocasião da SME Assembly 2021.

O projeto Comércio Digital venceu na categoria de Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital.

O Programa Comércio Digital, criado em 2018, integra a “Academia Digital”, uma plataforma e-learning totalmente gratuita, com conteúdos.

Procura apoiar os empresários do comércio e serviços na digitalização dos seus negócios, de forma a obter novos clientes e expandir para novos mercados.

O projeto tem uma dimensão nacional e pretende capacitar 50.000 empresas para a Economia Digital do setor do comércio e serviços de Portugal.

Com a pandemia por COVID-19 a internet o digital a ganharam enorme relevância para empresários, comerciantes e empreendedores, o que deu enorme impulso ao projeto.

O AQUA+® Água na medida certa é o vencedor na categoria “Apoio à Transição Sustentável”

Projeto desenhado para o uso eficiente da água nos edifícios, dotando os cidadãos e o setor imobiliário de informação até agora inexistente.

Na edição deste ano dos EEPA, o IAPMEI, coordenador nacional da iniciativa, recebeu 54 candidaturas aos EEPA.

Francisco Sá, Presidente do IAPMEI, considera que “os projetos distinguidos em 2021 devem servir de inspiração para os agentes da envolvente empresarial por atuarem ativamente na criação de um ecossistema coletivo promotor do desenvolvimento empresarial nas áreas da Digitalização e da Sustentabilidade, num alinhamento com as políticas europeia e nacionais, nomeadamente as que estão vertidas no Plano de Recuperação e Resiliência.”

Na categoria 2 referente ao investimento nas competências empreendedoras, foi distinguido o MAIS Tec, consórcio para a transferência de conhecimento científico e tecnológico.

Trata-se de uma projeto promovido pela SANJOTEC - Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira - em parceria com Universidade de Aveiro, com ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade e com TECMINHO - Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento

O MAIS Tec é um consórcio para a transferência de conhecimento científico e tecnológico para a promoção da competitividade da Região Norte.

A aposta do projeto centra-se em áreas que se encontram em linha com a especialização da região, tais como Tecnologias de produção; Polímeros, compósitos e materiais avançados; Moldes; Materiais; Energia; e Habitat.