Águeda: IDL partilha projetos de educação ambiental com docentes de cidade turca.

2023-11-28 07:05

Categoria: 

Concelho: 

O IDL recebeu uma delegação de cinco professores da cidade turca de Bursa, que visitaram a escola no âmbito de um projeto Erasmus+, e que levaram uma imagem da época de Natal na cidade de Águeda.

Foi uma semana com incidência em projetos de educação ambiental e que contou com uma campanha de recolha de lixo no rio.

A escola na Trofa, Águeda, aproveitou este momento e assinalou o hastear de bandeira verde Eco-Escolas, a Bandeira da Ética Desportiva e Promoção dos Valores no Desporto, e ainda o reconhecimento das crianças e estudantes que participaram na iniciativa da Câmara Municipal de Águeda, Escolas com Pedal.

Dia marcado pela entrega dos kits a todos os estudantes que participaram na ação Escolas com Pedal no seguimento da dinamização da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu sem Carros 2023.

Seguidamente, num gesto simbólico, foi hasteada a bandeira Verde Eco-Escolas 2022, enquanto testemunho das boas práticas do colégio no que concerne ao seu desempenho ambiental e respeito pela Natureza e sua conservação.

Foram ainda dinamizadas atividades que passaram pela plantação de hortícolas na estufa, pela compostagem caseira e ainda houve espaço para participar numa campanha digital de sensibilização para a reciclagem Águeda Recicla+, uma iniciativa conjunta do Município de Águeda e da Sociedade Ponto Verde.

Na parte da tarde, a comitiva de professores turcos teve a oportunidade de participar numa atividade desenvolvida no âmbito da área Nature Sports (desenvolvida nas tardes de sexta-feira), onde os estudantes procederam à limpeza das margens do Rio Águeda na sua sessão semanal de Canoagem, conjugando o exercício físico e a prática desportiva com a responsabilidade social e ambiental.

Nesta atividade, uma nota muito especial para a presença do Hugo Costa, antigo estudante do IDL e campeão de Canoagem adaptada.

“É urgente uma ação coletiva e transformadora, para que seja possível celebrar, proteger e restaurar o nosso planeta. Esta premissa serviu de mote para sensibilizar e incentivar a comunidade escolar a fazer mais e melhor pelo meio ambiente através do desenvolvimento de projetos que se enquadrem no Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, refere a escola.