Ribau Esteves no Brasil para celebrar parceria internacional entre Aveiro e Curitiba e promover a Maratona da Europa.

2023-11-21 17:26

Categoria: 

Concelho: 

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, foi esta segunda-feira, dia 20 de novembro, recebido na Prefeitura de Curitiba, pelo Prefeito Rafael Greca. Um encontro que simbolizou o início de uma parceria internacional significativa entre Aveiro e Curitiba, especialmente entre as emblemáticas Maratonas de Curitiba e a Maratona da Europa.

A reunião contou também com a presença dos Diretores Executivos das duas maratonas, Tadeu Natálio e Arthur Trauczynski (Curitiba) e Paulo Costa (Aveiro).

O principal objetivo dos dois Municípios foi estabelecer uma colaboração abrangente, que transcenda o âmbito desportivo, envolvendo áreas relevantes como ciência, cultura, economia, inovação e saúde.

Esta parceria será especialmente visível em 2024, um ano muito importante para ambas as Cidades. Aveiro, designada Capital Portuguesa da Cultura em 2024, terá a honra de receber uma representação significativa de Curitiba durante a Maratona da Europa, em Abril. Em contrapartida, a Capital do Estado do Paraná acolherá com igual entusiasmo a presença de Aveiro na Maratona de Curitiba, em Novembro.

A semana que antecedeu este encontro foi marcada pela presença da comitiva portuguesa na Maratona de Curitiba, que se realizou a 19 de novembro, evento que contou com mais de onze mil atletas de todos os estados do Brasil e de mais dez países. Com um stand na Feira da Maratona, a comitiva promoveu a prova e a Região Centro de Portugal, oferecendo t-shirts, casacos, flyers e informações valiosas sobre a Maratona da Europa – Aveiro 2024.

A delegação portuguesa incluiu ainda figuras de enorme prestígio e importância, como

os padrinhos do evento, Aurora Cunha e João Neto, o staff da GlobalSport, Paulo Eusébio e Alfredo Augusto, e ainda André Gilvaia, CEO da Optviagens, agência oficial, que está preparar ofertas turísticas especiais para todos os interessados nas duas maratonas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, “este é mais um importante passo rumo à internacionalização da Maratona da Europa – Aveiro que, cada vez mais, se afirma como um projeto desportivo que vai muito além da corrida”.

Para o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, “foi um enorme prazer receber o Presidente do Município de Aveiro e será muito bom para todos esta parceria internacional entre as duas grandes maratonas das cidades, num intercâmbio que irá muito além do desporto".