Região de Aveiro apresenta projetos de 550 milhões para a década.

2023-03-22 08:16

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A ampliação do centro hospitalar e a defesa do Baixo Vouga Lagunar seguem à cabeça das prioridades da Região de Aveiro para o próximo ciclo de investimentos com fundos europeus.

Continuam como os grandes focos de investimento público para o próximo quadro de investimentos.

Estes são dois de um conjunto de projetos com investimento global de cerca de 550 milhões de euros que os 11 municípios da região de Aveiro pretendem candidatar aos fundos comunitários do Portugal 2030.

Ribau Esteves apresentou o programa “UNIR@ RegiãodeAveiro” e o “Plano de Ação da Região de Aveiro 2030”.

Aveiro marcou o início de uma itinerância que vai passar pela apresentação dos documentos em todos os municípios da região.

O Município de Aveiro aponta para um valor de investimento em projetos na ordem dos 130 milhões euros (com áudio).

Esse investimento previsional para os próximos anos vai procurar fontes de financiamento nos fundos europeus sabendo-se que a região centro gere 2,2 mil milhões, dos quais 900 milhões de euros para as Comunidades Intermunicipais admitindo-se que à região de Aveiro caibam entre 90 a 140 milhões para financiar projetos.

Na abertura das sessões foi também confirmado interesse do Município de Aveiro na criação do aeródromo municipal na área militar de São Jacinto e, por essa via, ali poder desenvolver uma área científica ao serviço do curso de aeronáutica da Universidade de Aveiro.

Ribau Esteves confirma que esse trabalho é negociado com o Governo e o Exército e vai contar com as parcerias da Universidade de Aveiro e Câmara de Viseu já mais experimentada na gestão deste tipo de infraestruturas (com áudio)

O autarca confirmou, ainda, a criação de uma equipa especial na autarquia para gerir este dossiê (com áudio)