Inauguração da obra de requalificação do Jardim Henrique Maia marcada para dia 26 de Junho.

2021-06-22 14:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo agendou para o próximo sábado a inauguração da Requalificação do Jardim Henriqueta Maia e da Estátua de Homenagem a Carlos Paião.

Inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo (PEDU), no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo, a Requalificação do Jardim Henriqueta Maia resulta de um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

A regeneração do espaço urbano teve como objetivo a promoção de uma melhor mobilidade, reduzindo a área de circulação automóvel, concebendo corredores cicláveis e alargando as áreas pedonais, com ligação preferencial à Malhada.

Durante a fase prévia e depois na fase de arranque dos trabalhos ouviram-se críticas de quem entende que o jardim não era prioridade na reabilitação depois de ter sofrido uma outra intervenção, anos antes, que levou ao nivelamento do zona central, e da construção da calçada Carlos Paião.

Fernando Caçoilo mostrou-se firme na decisão por entender que tinha chegado momento de fazer uma aposta ajustada aos novos modos de vida e para tentar alavancar novas vivências sociais e económicas.

A implementação de uma rotunda, em substituição do atual cruzamento semaforizado da Av. 25 de Abril, permite, segundo a autarquia, “maior fluidez rodoviária”.

Esta empreitada contemplou igualmente a reformulação das redes de Águas Pluviais e de Iluminação Pública, recuperando uma zona urbana com infraestruturas envelhecidas.

Enquadrada com este projeto de reabilitação do espaço público, será também inaugurada uma estátua de homenagem ao cantor Carlos Paião que ficará exposta na Calçada Carlos Paião, envolvente ao Jardim Henriqueta Maia.

Com a assinatura do artista plástico Albano Martins, a escultura, com a inscrição “#emPlayBack”, é feita em bronze, tem 1,80 metros de altura e ficará colocada ao nível do solo numa homenagem ao autor natural de Ílhavo e sepultado na cidade.

 

Foto: CMI