Ílhavo: “Relação entre a Câmara Municipal e o tecido Associativo reveste-se de redobrada importância face aos constrangimentos de gestão" - CMI.

2020-07-27 15:19

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal aprovou os Acordos de Cooperação 2020, ao abrigo do “Regulamento do Programa Municipal de Apoio às Associações de Ílhavo”, num investimento global de 185 mil euros.

As 38 Associações abrangidas repartem-se por 5 tipologias de atividade.

Há 11 Associações de Solidariedade Social que rcebem 99.376,50 euros; 17 Associações Culturais que recebem 61.706,50 euros; 2 Associações Profissionais e de Moradores com 2.200,00 euros; 6 Agrupamentos de Escuteiros beneficiários de 14.235,00 euros e 2 Associações Juvenis que recebem 8.036,52 euros.

A autarquia explica que o acordo de parceria estratégica mantém-se e é reconhecido como forma de promover os “valores da cidadania, da intervenção social, da preservação da identidade cultural e patrimonial do Município” e atende às “dinâmicas excecionais decorrentes da situação pandémica atual”.

Acusada de reduzir o apoio, a autarquia diz que tenta ajudar em tempos complexos.

“Esta relação entre a Câmara Municipal e o tecido Associativo reveste-se de redobrada importância face aos constrangimentos de gestão que as associações atravessam em função dos modelos convencionais de apoio estatal, fragilizados e pelos condicionalismos financeiros”.

Há também apoios para associações desportivas que recebem cerca de 16 mil euros e que passam a seguir o calendário das federadas reportando à época desportiva e não ao ano civil.

Os clubes de maior dimensão tinham os acordos em vigor em função das “épocas desportivas” e as que fugiam a este padrão passam a seguir o mesmo princípio com entrega de documentação até 31 de agosto 2020.

Em ano de pandemia, a autarquia decidiu adiantar verbas por conta do futuro Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo a celebrar com a Associação Bússola Partilhada, Associação Náutica da Gafanha do Carmo, Associação de Surf de Aveiro, Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, Clube de Vela da Costa Nova, Clube Natureza e Aventura de Ílhavo, Clube Náutico Boca da Barra, Grupo Columbófilo da Gafanha, Grupo Desportivo do Carmo e Sharpie Clube.

Neste segmento a autarquia investe 15.950,00 euros.