Ílhavo: Partidos alertam para gestão de prazos na empreitada das escolas. Maioria garante estar "na linha da frente" e aponta para 2026.

2023-08-29 10:19

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Município de Ílhavo espera concretizar as obras nas três escolas a reabilitar até 2026.

Ouviram-se elogios à nova vaga de investimento no parque escolar mas também alertas pelo surgimento de obras em "massa" no país.

Os partidos com assento no Executivo Municipal de Ílhavo afirmam que a descentralização na área da educação tem papel decisivo na vaga de investimentos que estão a ser preparados em Portugal na reabilitação de escolas.

PS e PSD realçam essa capacidade de trabalhar de forma mais próxima com as direções de agrupamentos a que se veio a juntar a capacidade de financiamento, tripartida, pela combinação de dois quadros europeus e do Plano de Recuperação de Resiliência.

São cerca de 450 escolas em reabilitação no país com Ílhavo a garantir três investimentos de grande dimensão num total de 14,4 milhões de euros.

Sérgio Lopes, do PS, realça essa combinação de fatores como mola para a nova vaga de investimentos no setor da educação.

A segunda em duas décadas que vai permitir renovar o parque escolar municipal nomeadamente os casos considerados problemáticos (com áudio)

Tiago Lourenço, do PSD, antigo vereador da educação, concorda que a descentralização de competências é um auxiliar importante.

Espera ver concretizas obras há muito reclamadas.

Alertou a maioria independente para a necessidade de preparar o trabalho, com agilidade e rigor, no momento em que as empreitadas podem concorrer entre si.

São 450 no país o que vai dificultar a sua execução dentro dos prazos (com áudio)

João Campolargo, autarca de Ílhavo, está confiante na concretização do processo.

Admite que algumas autarquias possam estar avançadas e prontas a captar os fundos que restam do Portugal 2020.

Mas reclama para Ílhavo presença "na linha da frente" que vai permitir resolver as questões até 2026 (com áudio)