Ílhavo: Assembleia Municipal afasta-se dos meios oficiais e cria canal próprio de comunicação.

2022-03-07 07:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

PSD e PS querem autonomia na comunicação da Assembleia Municipal de Ílhavo e afastam-se da maioria no executivo municipal com a criação de canais próprios para o organismo onde estão em maioria.

Aperta-se o "cerco" ao movimento independente “Unir para Fazer” que fica mais isolado com a liderança política da Assembleia nas mãos de PS e PSD, também ao nível das comunicações.

Fora dos canais oficiais da autarquia, os dois partidos que asseguram a presidência e os lugares de secretáriado dizem ter necessidade de autonomia.

Paulo Pinto Santos, o presidente do órgão, explica que o modelo tem vindo a ser seguido em Assembleias de Norte a Sul do país.

Ílhavo toma a decisão histórica de romper com os canais oficiais da Câmara e passa a assumir a sua própria comunicação (com áudio)

Os dois partidos avisam, ainda, a maioria “Unir para Fazer” que é tempo de dar cumprimento às transmissões das assembleias municipais num compromisso que expira em Maio.

Ao que tudo indica a próxima sessão, em Junho, já será transmitida.

Paulo Pinto Santos argumentou com uma prática que se tem vindo a instalar no país de valorizar o poder deliberativo (com áudio).

“No nosso distrito, o Município de Arouca, ou mesmo grandes municípios a nível nacional como Leiria, Gaia, Faro ou mesmo Lisboa, têm já canais próprios de comunicação, sem esquecer, e a título de exemplo, no Algarve, Lagoa, Aljezur, Albufeira, Lagos, ou espalhado pelo restante território nacional continental e ilhas, como a Praia da Vitoria, Tarouca, Cabeceiras de Basto, Loures e Almada, Covilhã, Abrantes ou Angra do Heroísmo, entre muitos outros”.

Para já foi criada uma página da Assembleia no facebook.

“Assim e neste sentido, e com o objetivo de mais próximo esta Assembleia chegar aos seus cidadãos e munícipes, vem a Mesa da Assembleia Municipal dar nota, não carecendo nem de apreciação nem votação, dar conhecimento da sua vontade e iniciativa de, que a partir deste momento, criará meios de comunicação próprios, digitais ou outros, sempre com o objetivo último de criar condições para levar a sua mensagem mais além, de forma clara e independente, sem colocar de parte, o facto das respetivas sessões poderem ser transmitidas através destas novas valências”.