Ílhavo: Arrancou a requalificação do Jardim Henriqueta Maia.

2020-05-04 16:42

Categoria: 

Concelho: 

Já está em marcha a requalificação do Jardim Henriqueta Maia no Centro Urbano de Ílhavo com a montagem do estaleiro.

Trata-se de uma intervenção de cerca de 1,5 milhões de euros no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU) e inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo.

Conta com fundos europeus a rondar os 85% do custo da empreitada.

A empreitada, com um prazo de execução de 12 meses, contempla intervenções que preservam a identidade histórica deste espaço que integra a estátua do Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro, o monumento de homenagem aos mortos da 1.ª Grande Guerra, a Igreja Matriz e o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

Prepara o espaço para novas dinâmicas ao nível cultural, de lazer, convívio e comerciais.

Garante o reforço das áreas de lazer, com o parque infantil, a renovação do mobiliário urbano e amplia a mancha verde e o conjunto arbóreo, configurando novas orientações em termos de mobilidade.

A inclusão de corredores cicláveis e o alargamento das áreas pedonais, com ligação preferencial à Malhada, é outra das marcas deste espaço.

A autarquia acredita que a implementação de uma rotunda, em substituição do atual cruzamento semaforizado da Avenida 25 de Abril, permitirá uma maior fluidez rodoviária.

Esta empreitada prevê igualmente a reformulação das redes de Águas Pluviais e de Iluminação Pública, recuperando uma zona urbana com infraestruturas envelhecidas.

Numa obra de grande dimensão haverá condicionamentos à circulação automóvel na envolvente com a consequente desativação dos semáforos no cruzamento da Av. 25 de Abril com a ex-EN109, bem como a interrupção do trânsito entre a Av. Mário Sacramento e a Av. 25 de Abril.