Ílhavo: Administração da Região Hidrográfica do Centro não quer autocaravanas no parque desportivo da Costa Nova.

2023-11-14 13:52

Categoria: 

Concelho: 

A Administração da Região Hidrográfica do Centro desaconselha a utilização do espaço do parque desportivo da Costa Nova para estacionamento de autocaravanas, ainda que de forma transitória no verão, e diz que o parque desportivo é para a prática desportiva.

Depois de queixas de locais e de uma visita do PS ter questionado esse uso alternativo, a autarquia foi confrontada com queixas tendo assegurado que o fez, transitoriamente, para testar a resposta no ordenamento ao estacionamento de autocaravanas, deixando garantias de alteração ao PDM caso essa fosse uma via de futuro nos espaços alternativos de estacionamento.

Agora é conhecido o parecer da ARH que tutela as áreas de ocupação na linha de costa.

O espaço desportivo está integrado no Plano de Pormenor da Área de Equipamentos da Frente Marítima da Costa Nova, tutelado pelo PDM em vigor, e a ARH diz que deve funcionar “nos termos para o qual foi criado”.

A Câmara de Ílhavo tinha referido que a utilização desportiva do espaço é “praticamente inexistente” e assume que fez o teste a título experimental, permitindo o parqueamento de Autocaravanas na época balnear.

E chegou a alegar que o impacto dos diferentes usos não é muito diferente.

Concluído esse período e avaliada a resposta “provisória”, assegura que já trabalha com a Agência Portuguesa do Ambiente a alteração ao Plano de Pormenor.

A Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação criou espaço de parqueamento perto do parque desportivo, junto às instalações do CASCI, para dar apoio aos autocaravanistas.

Quanto à Câmara de Ílhavo admitiu estar em conversações com a Agência Portuguesa do Ambiente para definir novos locais de parqueamento na Costa Nova mas sem informações adicionais até ao momento.

Com espaços cada vez mais limitados e procura crescente nos meses de verão, existe pressão para disciplinar o tráfego e estacionamento automóvel como forma de evitar estacionamento "selvagem" e riscos para a segurança. 

O ressurgimento de vida associativa é outro dos fatores a levar em conta uma vez que a Associação Desportiva Costa Nova Futebol Clube estará em fase de relançamento.