Estarreja: Autarquia pede investigação a descargas a montante do rio Antuâ.

2020-09-27 13:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Estarreja diz que há nova mortandade de peixes no rio Antuâ com origem em Oliveira de Azeméis.

Na manhã da última sexta-feira, segundo nota do Município de Oliveira de Azeméis, uma unidade fabril deste concelho alertou as autoridades para o derramamento de leite no Rio Ul.

“Sendo o Rio Ul um afluente do Rio Antuã, infelizmente, não tardou a expandir esta contaminação às águas que atravessam a cidade de Estarreja”.

Ao final da tarde de sábado foi possível verificar o impacte ambiental desta descarga, afetando a fauna, havendo já centenas de peixes mortos.

De imediato foi feita a colheita de amostra da água contaminada pelas Águas do Vouga, concessionária do sistema regional do Carvoeiro (Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga), para que seja feita a análise da substância que terá originado a contaminação das águas do Rio Antuã.

A Câmara Municipal de Estarreja “lamenta profundamente este episódio, inadmissível em pleno Século XXI. A autarquia está atenta, a acompanhar o evoluir da situação, com especialistas no terreno e aguarda os resultados da análise à água, para perceber as reais consequências da descarga, e pedir responsabilidades, a quem de direito, pela grave mortandade na fauna do Rio Antuã, que poderá demorar anos a voltar a ser o que era”.

O Município de Estarreja já comunicou este acidente às autoridades, nomeadamente ao SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) da GNR e à Agência Portuguesa do Ambiente, manifestando “preocupação pela gravidade da situação”.

Há já alguns meses, a Câmara Municipal de Estarreja comunicou ao Ministério do Ambiente a sua preocupação com a qualidade da água que chega ao Rio Antuã, estando o problema a montante do Concelho de Estarreja.