CIRA quer aproveitar fundos europeus para modernizar a linha do Vouga.

2023-03-25 08:25

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro quer aproveitar fundos europeus para modernizar a linha do Vouga e pede a relocalização de passagens de nível e apeadeiros.

Esta mensagem foi deixada em reunião do autarca de Aveiro, presidente da CIRA, com a administração da Infraestruturas de Portugal.

"No quadro dos investimentos 2030 as duas instituições fizeram um ponto de situação do projeto de qualificação e valorização da Linha do Vouga (troço Aveiro-Águeda), para utilização dos cerca de 39 milhões de euros do PO Centro 2030, tendo a CMA aproveitado para partilhar a necessidade de rever o funcionamento e a localização de algumas passagens de nível, assim como de alguns apeadeiros, melhorando o nível de serviço, a relação com os aglomerados urbanos próximos e a atratividade aos Cidadãos deste meio de transporte".

A valorização da Linha do Vouga é considerada como "investimento importante" para o Município e a Região de Aveiro reclamada, segundo a autarquia, "de forma documentada e tecnicamente estudada desde 2014 no âmbito do PIMTRA – Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro".

Na reunião falou-se da construção do eixo Aveiro - Águeda e da relação com a A17, a A1 e com a nova Ligação Ferroviária Lisboa Porto.

A nova Ligação Ferroviária Lisboa Porto foi abordada para verificar o ponto de situação do projeto, a viabilidade dos dois corredores que estão a ser alvo de estudo no seu traçado sobre o Município de Aveiro e, segundo Ribau Esteves, está garantida a “cuidada relação com a Estação de Comboios de Aveiro para oferta de serviço de alta velocidade”.

O Presidente da empresa Infraestruturas de Portugal participou ainda na sessão pública de apresentação do Livro “Estação”, uma nova publicação da Câmara Municipal de Aveiro que documenta o projeto, a obra de reabilitação (aproximadamente 1 milhão de euros) e a nova vida do antigo edifício da Estação de Comboios de Aveiro que a Câmara Municipal executou e cofinanciou com fundos comunitários do Centro 2020.