Aveiro: Obra da Sé adjudicada por 740 mil euros.

2024-01-12 09:01

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Aveiro deliberou ratificar o despacho do Presidente de adjudicar à empresa CIMAVE a empreitada de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento evocativo da Muralha de Aveiro.

Investimento de 740.940€ para reabilitar a zona em frente ao templo.

A autarquia alega que é “fundamental reformular toda a área envolvente à Sé, valorizando a história de Aveiro com a implantação de um monumento evocativo da muralha da Cidade e de um modo particular da Porta do Sol”.

Com assinatura de Siza Vieira, a obra prevê a demolição da pérgula existente na lateral do Adro, substituindo-a por duas linhas de árvores, com a definição de uma nova alameda de acesso ao templo, no eixo da nave e da porta principal.

Vai incluir murete no prolongamento da frente sudoeste da Rua do Batalhão de Caçadores 10, em memória do pré-existente.

Será também substituído o pavimento, por um novo revestimento em lajes de calcário de Sintra e o tratamento das áreas verdes adjacentes, com destaque para a conservação das árvores saudáveis e a plantação de novas espécies.

Em termos urbanísticos, com esta qualificação será ainda instalado um novo sistema de iluminação pública, a que se somam bancos em ferro fundido e madeira.

Em fase de obra está já a empreitada de reabilitação da fachada da Sé de Aveiro num investimento da Diocese de Aveiro.