A Aveiro Bus lança, esta segunda, uma campanha para promover o recurso ao transporte público.
Os condutores vão ser simbolicamente multados, com "vouchers", a favor de uma mobilidade mais sustentável.
Esta segunda-feira, 07 de fevereiro, a AveiroBus/ Transdev, com o apoio e contributo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), vai levar a cabo uma ação de marketing em Aveiro, que consiste em distribuir “multas” por todos os automóveis da cidade.
As “contraordenações” são, no fundo, folhetos que visam chamar a atenção para uma mobilidade urbana mais sustentável, através da promoção dos transportes públicos em vez do automóvel particular, com oferta de um voucher de ida e volta para que todos possam experimentar o serviço.
Além dos três autocarros elétricos, colocados ao serviço, a empresa e a autarquia querem colocar o transporte público como a alternativa “mais sustentável” aos transportes individuais.
De acordo com dados de 2019, apurados pela Agência Europeia do Ambiente, os transportes são responsáveis por quase 30% das emissões de dióxido de carbono na União Europeia.
Dentro desta percentagem, 72% correspondem a emissões provenientes dos transportes rodoviários e os automóveis particulares são responsáveis por 60,7% deste total.
Os dados concluem ainda que, na Europa, cada carro tem em média 1,7 passageiros, o que faz de meios de transporte como os autocarros, uma alternativa mais sustentável.
O objetivo da campanha passa por contribuir para o “equilíbrio ambiental” e para a redução da “pegada ecológica”.