Albergaria-a-Velha ensina crianças a viver em cidades sustentáveis e usar energias alternativas.

2018-11-30 16:03

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha entregou, ontem, mais de 80 “balance bikes” – um tipo de bicicleta especial para aprendizagem que não utiliza pedais – em diversos estabelecimentos de ensino do concelho, para serem utilizados por crianças entre os 2 e os 5 anos.

A primeira entrega decorreu no Jardim-de-Infância de Albergaria-a-Velha, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, que explicou a iniciativa inserida num dos pilares do projeto municipal de mobilidade sustentável. “O POP (Programa Operacional Pedalar) é dirigido aos mais jovens e agora incluímos uma vertente para os mais pequenos, que designamos PréPOP, destinada a todos os estabelecimentos pré-escola da rede pública do concelho”. O edil albergariense explicou, ainda, que cada jardim-de-infância vai receber “um kit” que inclui capacetes e bicicletas para os alunos aprenderem a andar e ganharem a destreza necessária para crescerem imbuídos do espírito necessário ao uso da bicicleta, em segurança, e com enorme sensibilidade para o meio ambiente”, referiu António Loureiro. O PréPOP "vai ensinar os alunos do Pré-escolar da rede pública do município, a reciclar e a evitar o uso de combustíveis fosseis”.

Os outos dois pilares do projecto são o sistema público de utilização gratuita (MOB.A) e os Patrulheiros, que consiste num trabalho de intervenção voluntária, de bicicleta, em áreas de grande interesse ambiental, na identificação de depósitos de lixo ilegal, ninhos de vespa asiática, apoio aos peregrinos e na vigilância da floresta, em parceria com a GNR, Bombeiros Voluntários, agrupamentos de escuteiros de Albergaria-a-Velha, Angeja, Branca e Valmaior e a Associação Bioloving.