Águeda: Município anuncia ampliação do museu ferroviário de Macinhata.

2024-03-28 13:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Município de Águeda anuncia uma aposta mais séria no Museu Ferroviário de Macinhata e garante que vai transformar aquele pólo museológico numa unidade de referência a nível nacional.

Jorge Almeida fez o anúncio no dia em que as autarquias da Região de Aveiro assinaram o Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial 2030 para os prevê verbas que poderão ir de 90 a 140 milhões de euros.

O programa prevê 40 milhões para a eletrificação da Linha do Vouga e o autarca aproveitou a cerimónia, a bordo de um comboio e na estação, para acentuar a importância da via férrea.

Jorge Almeida diz que os indicadores de utilização confirmam a importância do transporte ferroviária e podem transformar a linha do Vouga num verdadeiro metro de superfície (com áudio)

O autarca de Águeda agradeceu a realização da cerimónia na linha do Vouga e anunciou investimento na qualificação do espaço museológico de Macinhata (com áudio)

A Comissão Diretiva do Programa Regional do Centro (Centro2030) assinou acordos com autarquias da região de Aveiro garantindo verbas que podem ir aos 140 milhões de euros.

Apoio a programas de sucesso educativo, o reforço da capacidade da Proteção Civil, a necessidade de maior eficiência na gestão dos recursos hídricos, a promoção da inclusão social e a diversidade, a qualificação e valorização do espaço urbano, a melhoria da mobilidade urbana sustentável e a qualificação territorial são algumas das áreas estratégicas dos Contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.