Escola de Aveiro premiada em concurso de aplicações. Gafanha da Nazaré entre os finalistas.

2022-09-21 10:35

Categoria: 

Concelho: 

A equipa de alunos da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré que participou na 8.ª edição do concurso “APPS For GOOD” esteve entre os finalistas e a escola Secundária Homem Cristo, de Aveiro, garantiu o 2º Lugar do Secundário com o projeto “Synopsys – EP+” dedicado à transição digital no Estabelecimento Prisional.

Escolas de Braga e Sacavém triunfaram neste concurso.

Na edição deste ano participaram mais de 24.000 alunos, mais de 1.500 Professores em representação de 450 Escolas a nível nacional.

A delegação da Gafanha esteve entre as vinte e duas Equipas finalistas.

A APP “Stool” foi criada pelo grupo de alunos da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré que apresentaram a ferramenta digital perante o júri e dos Secretários de Estado da Educação e do Desenvolvimento Regional, da representante da Presidência da República para a Educação, Isabel Alçada, da Direção da Gulbenkian e naturalmente a Direção da Entidade organizadora, o CDI Portugal (Center of Digital Inclusion), tendo como patrocinadores, a Microsoft, a Fundação Galp, a Synopsys, o BPI, a REN, a .PT, entre outros.

O Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Carlos Rocha, acompanhou a deslocação da comitiva com os alunos Bernardo Reis, Diogo Silva, Diogo Frade, Ricardo Almeida e Duarte Guerreiro, os Professores Sérgio Magueta e Lurdes Garrelhas e a representante da Direção, Fátima Viana.

Foi uma viagem de comboio até Lisboa, à sede da Gulbenkian, para participar na 8.ª finalíssima do “APPS For GOOD”.

Carlos Rocha afirma “Orgulho” pela forma como se fez a representação da escola.

“Honram-nos, enquanto parceiros da nossa Comunidade Escolar e também nos garantem um futuro com Pessoas bem preparadas”.

Este desafio, que compromete alunos e professores para o desenvolvimento de aplicações para smartphones e tablets com o objetivo de educar tecnologicamente e desenvolver aplicações que possam servir em diversas vertentes as comunidades onde estão inseridas ou outras, teve este ano uma participação massiva ao nível da comunidade escolar.

O Apps for Good é um programa internacional sediado em Londres desde 2010 e fundado por Iris Lapinski.

A convite da Direção-Geral da Educação, o CDI Portugal e o Apps for Good juntaram-se e lançaram o piloto em Portugal em Janeiro de 2015.