Distrito de Aveiro tem 389 empresas PME Excelência.

2022-12-14 14:19

Categoria: 

Concelho: 

O Ministro da Economia (na foto) participa na entrega do galardão PME Excelência e 3881 empresas em Portugal.

Costa e Silva participa no evento na Batalha.

Do total de 3881 empresas há 389 distinguidas no distrito de Aveiro que confirma o seu peso na economia nacional com cerca de 10% do total de PME´s.

Os distritos com maior concentração de empresas PME Excelência 2021 são Porto (20,7%), Lisboa (18,9%), Braga (11%) e Aveiro (10%).

A Gala que distingue as melhores PME decorre na Exposalão na Batalha.

As empresas distinguidas são responsáveis por mais de 123 000 postos de trabalho tendo comércio e indústria como as atividades com maior representatividade nas PME Excelência.

O IAPMEI e o Turismo de Portugal promovem esta gala que “certifica” empresas e que ajuda na sua qualificação na relação com fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais numa base de confiança.

Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e uma garantia da solidez e idoneidade das empresas.As PME Excelência 2021, no seu conjunto, apresentaram, no exercício económico de 2020, um acréscimo de 6,8% nos resultados líquidos e de 13,2% no ativo líquido, tendo reforçado os capitais próprios em 17,6%.

A autonomia financeira média destas empresas é de 61,7%.

Num ano marcado pela incerteza e pela quebra na atividade económica global, é de salientar que as PME Excelência tenham aumentado o investimento e os capitais próprios, reforçando a sua estrutura financeira.