Programa de Apoio à Ação Cultural na Região Centro tem 70 mil euros para formação e projetos online.

2021-02-02 08:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Direção Regional de Cultura destina cerca de 70 mil euros para projetos culturais de caráter não profissional ao abrigo da 3ª edição do Programa de Apoio à Ação Cultural na Região Centro.

A Diretora Regional de Cultura, Suzana Menezes, apresentou ontem a 3ª edição do Programa de Apoio à Ação Cultural na Região Centro, a sessão online contou com mais de 270 participantes em permanência, de vários distritos do país.

O PAAC tem como prioridade apoiar a atividade cultural da região através do apoio a iniciativas que estimulem a capacitação das comunidades locais, do fortalecimento do tecido cultural não profissional, da estimulação da criação de redes culturais nos territórios e de uma política de qualificação dos agentes culturais não profissionais.

São 70 mil euros, mais 17% face a 2020, para projetos nas áreas da criação artística, da difusão das artes do espetáculo, das artes plásticas, da difusão e formação de cinema e audiovisual, e da edição.

O apoio é atribuído mediante um processo de avaliação de mérito, de natureza qualitativa e quantitativa e de acordo com os critérios apresentados no regulamento disponível no website da DRCC - culturacentro.gov.pt .

Uma das apostas estará centrada na formação dos agentes culturais e na promoção da cultura online devido à pandemia (com áudio).

A Direção Regional de Cultura do Centro defende a formação dos agentes culturais não profissionais como forma de apoio à cultura, "oferecer ferramentas que permitirão uma melhor valorização e dinamização de cada projeto cultural resultará no crescimento sustentado destas estruturas" afirma Suzana Menezes.

Entre fevereiro e julho de 2021 serão realizados três workshops: "Como elaborar um projeto cultural?", "Plano de comunicação para projetos culturais", "Mecenato e patrocínio de projetos culturais".

As candidaturas ao Programa de Apoio à Ação Cultural na Região Centro decorrem de 1 de fevereiro a 31 de março, em culturacentro.gov.pt, os resultados serão divulgados a partir de 30 de abril.