Festival de Teatro de Ovar retoma edições regulares.

2022-10-07 07:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festovar 2022 abre portas para a XXIX edição do Festival de Teatro de Ovar.

De 7 de outubro a 19 de novembro a Contacto apresenta comédias, dramas e teatro para a infância apresentadas por companhias de Valongo, Santo Tirso, Barcelos, Sta. Maria da Feira, Ansião, Lourosa e Ovar.

A edição deste ano retoma a normalidade e tem a sessão de abertura marcada para esta sexta-feira, dia 7 de outubro, pelas 21H30 no Auditório da Casa da Contacto, e contará com as presenças do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar e também do Presidente da União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira bem como de Luís de Matos (Artista Plástico).

Américo Oliveira e a Contacto vão dar corpo aos apontamentos artísticos do evento.

O mote desta edição é “sentir Ovar” e pretende dar destaque e refletir sobre os elementos identitários da cidade, as suas tradições, a sua cultura, os Ovarenses e a sua idiossincrasia.

Para além do grupo anfitrião que irá apresentar uma estreia, a edição deste ano conta com a participação de grupos de teatro provenientes dos concelhos de Valongo, Barcelos (Balugães), Sto. Tirso, Sta. Maria da Feira e Ansião integrando um total de nove espetáculos dos quais dois são para a infância e juventude.

A produção “Falar Verdade a Mentir” de Almeida Garret encenada por Manuel Ramos Costa, foi selecionada por um painel de júris da escenamateur (Confederación Nacional Escenamateur) para participar na nona edição Festival Ibérico de Teatro Amateur em Mérida de 21 a 23 de outubro próximo.

O programa do Festival integra três grupos de Espanha – Espaciotrece, La Mosca Teatro e Athenea Teatro e dois grupos de Portugal – Contacto e Talaus Teatro, que vão atuar em 3 palcos diferentes da cidade de Mérida, capital da comunidade autónoma da estremadura.

“Falar verdade a mentir” será apresentada no sábado, pelas 19H30, na Sala Trajano de Mérida.

O certame é uma organização conjunta da Fatex (Federación de Asociaciones de Teatro de Extremadura), Escenamateur (Confederación Nacional Escenamateur) e FPTA (Federação Portuguesa de Teatro) e inclui, para além da apresentação dos espetáculos atrás mencionados, workshops de formação teatral, visitas guiadas ao Teatro Romano de Mérida e uma exposição de fotografia de teatro referente ao “V Premio de Fotografia Teatral Fatex”, entre outras atividades em paralelo.