Os 7Rs do consumo responsável

Se até há pouco tempo a aposta na mudança de comportamentos assentava nos 3Rs - reduzir, reutilizar e reciclar, hoje procura-se uma abordagem mais abrangente, que exige uma reflexão sobre hábitos do quotidiano com o objetivo de reduzir excessos, evitar o desperdício e diminuir a pegada ecológica. De 3 passámos a 7Rs, e o consumidor responsável deve hoje repensar as suas escolhas, analisando a verdadeira necessidade da compra, recusar produtos não amigos da natureza, reduzir desperdícios e consumos de energia, água e embalagens, reparar o que pode ser reparado, reutilizar e usar a criatividade para dar uma nova vida a objetos usados, reciclar o que não pode ser reutilizado, separando criteriosamente os materiais, e por fim, reintegrar, pondo em prática o lema “nada se perde, tudo se transforma” e apostando na circularidade e compostagem de materiais orgânicos. De R em R, cada um de nós será certamente um consumidor cada vez mais responsável.
Este podcast tem áudios Registe-se para ouvir.

Episódios
-
ImagemComponentes do recibo de vencimento10.01.2025Ouvir
O recibo de vencimento comprova o pagamento do salário e detalha valores recebidos e descontos aplicados. Na parte superior, estão normalmente os dados do trabalhador e empregador e o período de referência do pagamento. A remuneração bruta é o total do salário antes de descontos, incluindo salário base e adicionais, como horas extra, subsídios de turno, prémios ou comissões. Os descontos incluem o IRS, a contribuição para a Segurança Social, e outros descontos, como por exemplo seguros ou quotas sindicais.
-
ImagemO que é o spoofing?09.01.2025Ouvir
O spoofing é um tipo de ataque informático que visa falsificar a identidade de uma pessoa ou entidade para obter informações pessoais e sensíveis. Os atacantes efetuam chamadas telefónicas ou enviam mensagens que aparentam ser de números conhecidos pela vítima, imitando empresas legítimas ou pessoas reais. Existem várias formas de spoofing, incluindo o spoofing por email, onde são enviados emails fraudulentos que disfarçam a sua verdadeira origem, e o spoofing por chamada, que parecem vir de números confiáveis, como de um banco.
-
ImagemComparador de comissões bancárias do Banco de Portugal03.01.2025Ouvir
As comissões bancárias podem representar um gasto significativo para os consumidores, tornando essencial a escolha do banco. Para facilitar essa escolha, o Banco de Portugal disponibiliza um comparador de comissões gratuito, que permite a avaliação e comparação das taxas de diferentes instituições para serviços como a manutenção de conta, a disponibilização de cartões e os levantamentos de numerário.
-
ImagemBom Ano de 2025!!31.12.2024Ouvir
É já hoje que as 12 badaladas da meia-noite marcam a passagem para um novo ano, um momento sempre repleto de simbolismo e reflexão. A mudança de calendário traz consigo o desejo de renovação e de esperança. Nos próximos dias, muitos olham para o futuro com expectativa, prontos para deixar para trás os desafios do ano que passou e abraçar novas oportunidades. É um tempo de celebrar as conquistas, de fortalecer laços com amigos e família, e de fazer planos para o que está para vir.
-
ImagemGarantir melhores condições de financiamento30.12.2024Ouvir
O recurso ao crédito é, por vezes, a solução possível para a realização de alguns projetos de vida, devendo ser ponderados os compromissos que esta decisão acarreta e percebida a capacidade de acomodar as respetivas obrigações no orçamento familiar. Mas há mais alguns cuidados simples que é possível ter para construir uma boa reputação de forma garantir melhores condições quando chegar o momento de negociar o contrato de crédito.