Gabinete de Fisioterapia na Universidade de Aveiro assinala Dia Mundial da Fisioterapria.

No dia 8 de Setembro comemora-se o Dia Mundial da Fisioterapia.

Este ano o tema escolhido pela Confederação Mundial da Fisioterapia é Dor Lombar.

A dor é um sintoma, tal como uma comichão e a Dor Lombar é um sintoma num local. A Dor Lombar ou Lombalgia não é um diagnóstico.

A Dor Lombar é origem desconhecida em 90% dos casos, segundo estudos científicos 90%.

A Dor Lombar pode ser provocada por: um problema intestinal (prisão de ventre); alteração hormonal (menstruação); problema renal (cálculos renais); problemas psicológicos (depressão, stress); problema oncológico (cancro); problema uroginecológico (incontinência urinária); numa pequena percentagem pode ser provocada por problemas músculo-esqueléticos. Quando a Dor Lombar existe porque os músculos ou as articulações estão sobre stress, a maioria das vezes estão relacionadas com problemas articulares de outras regiões mas como a lombar fica no centro do corpo, é nesse local que o corpo vai se esforçar para compensar desses mesmos problemas. Só numa, mesmo, pequena percentagem é que a Dor Lombar têm origem no dano de uma estrutura da região lombar.

Outro fator ter em conta, na Dor Lombar é que frequentemente as queixas são na dorsal (costelas) ou na sacroilíaca (nádegas) mas os utentes referem como lombar.

Devido aos fatores referidos anteriormente, em 2020 1 em cada 13 pessoas teve uma "Dor Lombar".

Felizmente a ciência já percebeu que, apenas uma pequena percentagem destas pessoas, continua com esses sintomas ao fim de 3 meses, tornando-se uma Dor Lombar Crónica.

Felizmente a ciência, também, já concluiu que, a solução para prevenir e resolver a "Dor Lombar" é a mesma para as outras epidemias deste século: a obesidade, a diabetes, a hipertensão.

A solução é simples mas difícil: mudança no estilo de vida, hábitos de atividade física regular e medicação simples em casos urgentes.

A Organização Mundial de Saúde e a Confederação Mundial da Fisioterapia recomendam que sempre que pedir ajuda a 1 profissional de saúde, procure um que explore devidamente a história clínica do utente antes de pedir exames complementares de diagnóstico "à procura de uma agulha num palheiro!”

Caso a origem da Dor Lombar seja devido a problemas musculo-esqueléticos, as pessoas deverão procurar Fisioterapeutas, que compreendam a complexidade da dor e a organização da região lombar, para que as ajude a ultrapassar a fase aguda do problema, ensine sobre o que fazer e não fazer neste período, incentive a mudar de estilo de vida e passe a ter hábitos de atividade física regular.

A ciência não encontrou nenhuma atividade física que seja mais recomendada para pessoas com Dor Lombar. A recomendação é que as pessoas tenham prazer a praticar essas mesmas atividades.

 

 


Texto: João Carvalho (fisioterapeuta do Gabinete de Fisioterapia na Universidade de Aveiro)