Vista Alegre em festa celebra Nossa Senhora da Penha de França.

Arranca hoje a programação das Festas em Honra de Nossa Senhora da Penha de França.

Há festa na Vista Alegre.

O largo da Fábrica acolhe, entre os dias 3 e 6 de julho, uma Mostra de Artesanato, espetáculos de teatro e música, feira do livro, espaços de animação e gastronomia.

A comissão de festas assinala a abertura da mostra, esta quinta, às 18h.
Com a participação prevista de 18 expositores, o evento convida o público a mergulhar no universo do artesanato local.

Para além dos habituais eventos religiosos, o programa da festa inclui concertos, arruadas, apresentações de livros, teatro, oficinas e uma mostra de artesanato local, com entrada livre em muitas das atividades e preços acessíveis nas restantes.

Principais momentos do evento acontecem esta quinta com a Oração do terço na Capela da Vista Alegre; a abertura da Feira do Livro com o concerto “Um Sonho”, pela Escola de Música Serenata e concerto da banda Perpétua no Largo da Fábrica.

Na sexta, dia 4 de julho, há arruada pelo Bairro Operário; apresentação do catálogo “Alegorias do Mar na Cerâmica da Vista Alegre” e teatro com “Os pilares da sociedade” pelo Grupo Ribalta e concerto Clandestino.

No sábado, dia 5 de julho, o dia começa com Hastear das bandeiras; oficina de ilustração com João Catarino; oficinas e hora do conto para famílias; mercado de trocas “Let’s Swap”; teatro infantil “Assim nasce um rei”; apresentação do livro “Vista Alegre – 200 Anos” e concerto integrado no Festival Internacional de Guitarra de Aveiro.

Participam Orquestra das Beiras, com o maestro convidado Henrique Constância, que apresenta um programa inteiramente dedicado à riqueza expressiva da música espanhola do século XX.

Na primeira parte do concerto, o prestigiado guitarrista espanhol Ricardo Gallén interpreta o icónico Concerto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo seguido “El Amor Brujo”, de Manuel de Falla.

No domingo, dia 6 de julho, dia grande, há arruada; missa solene com o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo; sessão de leitura e autógrafos com Adélia Carvalho; procissão pelas ruas da Vista Alegre; Clube de Leitura Xylocopa e DJ Blytz no Largo da Fábrica.

Durante toda a festa, decorrem a Feira do Livro nos Jardins da Creche, oficinas criativas no Serviço Educativo do Museu Vista Alegre, descontos na entrada do Museu, e na visita à exposição temporária “À Mesa com a Vista Alegre”, que comemora os 200 anos da marca.

As lojas da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro, localizadas junto à fábrica de porcelana, em Ílhavo, associam-se ao evento, apresentando descontos especiais que vão até aos 30%, reforçando a ligação entre cultura, património e comércio local.