O arranque da celebração dos 200 anos da Vista Alegre, em Ílhavo, abre portas a um programa que promete abrir as portas de um dos símbolos da indústria portuguesa.
Será um dos destaques de Aveiro - Capital Nacional da Cultura com programação ao longo do ano 2024.
Autarcas, administradores e funcionários estiveram juntos, esta manhã, na abertura das comemorações no lugar da Vista Alegre no lançamento de uma peça alusiva à data.
Nuno Marques do Conselho de Administração da Vista Alegre destacou algumas das iniciativas programadas para assinalar os 200 anos da VA. (com áudio)
Pela voz dos autarcas de Aveiro e Ílhavo ouviram-se elogios ao trajeto da marca bicentenária e sobre o papel desempenhado na projeção da arte portuguesa no mundo.
João Campolargo, presidente da Câmara de Ílhavo, refere tratar-se de um símbolo da cultura ilhavense e nacional com impacto direto na vida de famílias nos quatro continentes (com áudio)
Aveiro associa-se à celebração dos 200 anos da empresa com programação alusiva no quadro da capital nacional da cultura.
No arranque das comemorações dos 200 anos da Vista Alegre, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, destacou não só “a importância cultural, social e patrimonial que representa a Vista Alegre para a Região e para o Município de Aveiro”, assim como o compromisso institucional firmado para a concretização de vários projetos culturais em 2024, partilhando participações no programa dos 200 anos da Vista Alegre e no programa de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura (com áudio).
Já este sábado, dia 06 de janeiro, pelas 18h00, a Fábrica da Vista Alegre recebe o concerto de Rodrigo Amado e Ricardo Toscano, em estreia absoluta, um projeto programado por Aveiro 2024 Capital Portuguesa da Cultura.
Um frente a frente entre dois músicos que fizeram da sua relação com o saxofone um ato performativo e único.
Um concerto integrado no ciclo Sobretudo, que nos meses de Inverno se apresenta em locais inesperados.
Este sábado, às 15h, destaque para a apresentação da peça evocativa do bicentenário.
O “Prato Calendário” vai estar em exposição no foyer do Museu da Vista Alegre e a entrada é livre com visita guiada ao Museu.
Segue-se a abertura da exposição “Amor”, de Sónia Travassos, na Sala de Exposições Temporárias.
Às 18h há música com Rodrigo Amado e Ricardo Toscano na Fábrica Vista Alegre.