A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) em parceria com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA/AAUAv), organizou no passado fim de semana o “Campeonato Nacional Universitário de Vela - Classe Raquero”, prova que contou com a presença de 9 equipas.
O Porto venceu num total de 28 velejadores distribuídos pelas 2 equipas da Universidade de Aveiro, 3 equipas da Universidade do Porto, 2 equipas da Universidade de Coimbra, uma equipa do Instituto Superior Técnico (IST) e uma equipa Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) que competiram pelo título nacional universitário da modalidade.
Em termos de formato de prova, foi realizada uma primeira fase de grupos com as equipas de cada grupo a realizarem regatas de frota entre si (todos contra todos no modelo “Round Robin”) apurando as 4 equipas para as semi-finais, e com uma segunda fase da prova com as regatas a serem disputadas no modelo de “Match-Racing”.
Assim as 9 equipas presentes foram divididas em 2 grupos para o “Round-Robin”, competindo nas 4 embarcações Raquero disponibilizadas pela organização e com as equipas em número par da mesma universidade a ficarem necessariamente em grupos distintos.
No Sábado foram realizadas um de total 7 regatas nos 2 grupos, com regatas “extremamente competitivas e muito bem disputadas”, sobre um campo de regatas montado no Canal Principal.
No Domingo, e após a realização de mais 2 regatas do “Round-Robin”, foram apuradas as 4 equipas para as semi-finais, com as duas equipas da Universidade do Porto, uma equipa da AAUAv e uma equipa da Escola Náutica a conseguirem o almejado apuramento.
Seguiu-se a 2ª fase da prova em modelo de Match-Racing, tendo sido apenas possível concluir uma das semi-finais devido às condições de vento verificadas, sendo então necessário recorrer às regatas da 1ª fase de “Round-Robin” para encontrar o campeão nacional.
Assim na classificação final, a Universidade do Porto renovou o título de campeã nacional, classificando as suas duas equipas nos dois primeiros lugares, seguindo-se em 3º lugar a Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).
A equipa da AAUAv classificou-se em 4º lugar com os mesmos pontos da equipa do Instituto Superior Técnico (IST), seguindo-se em 6ª lugar a terceira equipa da Universidade do Porto, em 7º lugar a Universidade de Coimbra, em 8º lugar a segunda equipa da AAUAv e em 9º lugar a segunda equipa da Universidade de Coimbra.
De referir que esta é a 5ª prova nacional universitária organizada pela AAUAv em parceria com o Sporting Clube de Aveiro, integrada este ano pelo Sporting Clube de Aveiro no seu projecto “Ser+Ria” em parceria com a CIRA, tendo a prova em termos técnicos “correspondido às expectativas” e com o Canal Principal a demonstrar mais uma vez ser” um excelente campo de regatas e com capacidade para realizar eventos de índole nacional”.
texto e foto: Sporting de Aveiro