Universidade de Aveiro inaugura laboratório na área da engenharia biomédica

A Universidade de Aveiro inaugura, esta quarta-feira, um novo laboratório na área da engenharia biomédica.

Espaço dedicado à experimentação e criatividade entra ao serviço do ensino.

Localizado no Departamento de Física (DFis), este laboratório representa um marco no reforço da formação em engenharia biomédica na UA, tendo sido patrocinado pela Sword Health, empresa líder em terapias digitais na área da saúde.

A UA considera que o novo espaço representa também "passo decisivo" na consolidação da UA como referência internacional na área da Engenharia Biomédica, onde está atualmente no top 100 mundial em produtividade e qualidade de investigação (ShanghaiRanking's Global Ranking of Academic Subjects (Shanghai GRAS) na sua edição de 2024, que envolveu 1900 universidades de 96 países).

É igualmente relevante a posição de liderança da UA a nível nacional, onde está em 1ª posição isolada na área disciplinar de Engenharia Biomédica.

O evento de inauguração contará com a presença do Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, do diretor do Departamento de Física, João Miguel Dias, e do Fundador e Chief Scientific Officer da Sword Health, Márcio Colunas, empresa que patrocinou a criação deste laboratório.

O BIOMEDIC Lab surge como uma plataforma transversal aos três ciclos de formação em Engenharia Biomédica (licenciatura, mestrado e doutoramento) promovendo uma ligação dinâmica entre ensino, investigação e aplicação tecnológica.

O espaço permitirá um ensino inovador capaz de responder aos atuais desafios pedagógicos, bem como o desenvolvimento de projetos e protótipos que respondam a desafios reais dos cuidados de saúde, colocando o conhecimento científico ao serviço da sociedade.

O BIOMEDIC Lab nasce com o propósito de unir conhecimento teórico à aplicação prática, proporcionando um ambiente onde a inovação tecnológica se traduz em soluções concretas para os cuidados de saúde.

Sessão de inauguração está marcada para as 17h30.

Durante a inauguração, terá lugar uma Mostra Tecnológica, onde serão apresentados protótipos desenvolvidos por estudantes dos vários ciclos de formação, demonstrando o "caráter prático, criativo e interdisciplinar desta área na UA".