Universidade de Aveiro com três investigadores entre os mais citados do mundo.

A Universidade de Aveiro (UA) garante três investigadores entre os mais citados internacionalmente.

Volta a ser a instituição de ensino superior nacional com o maior número de investigadores cujos trabalhos científicos estão entre os mais citados do mundo por outros cientistas.

A Clarivate's Highly Cited Researchers 2025 list, um dos mais importantes rankings do mundo académico, foi conhecida esta quarta-feira, 12 de novembro, e identifica três investigadores desta academia.

Armando da Costa Duarte, João Pinto da Costa e Teresa Rocha Santos, todos investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) são os três cientistas da UA presentes na Clarivate's Highly Cited Researchers 2025, em lista que analisou o trabalho de 6.868 investigadores de 60 países.

Armando Duarte está já há cinco anos consecutivos na lista da Clarivate e Teresa Rocha Santos há quatro.

Da lista já fez igualmente parte durante quatro anos consecutivos Jorge Alexandre Saraiva, do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), e em 2015, 2016, 2017 e 2019, Delfim F. Marado Torres, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA).

Este ranking visa reconhecer os cientistas mais influentes em todo o mundo, com contributos relevantes nas suas áreas científicas e para o futuro da ciência, da tecnologia e da academia a nível mundial, divulgar o impacto da investigação mundial e promover a inovação em colaboração, assim como fornecer insights sobre as tendências globais de investigação e inovação.

Portugal tem sete cientistas listados, representando um total de quatro instituições de ensino superior: UA, Universidade do Porto, Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU) e Instituto Universitário de Lisboa.

Mundialmente, a influência científica concentra-se nos EUA, China e Reino Unido.