A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) passa a dispor de consulta de Cardio-Oncologia, reforçando, desta forma, a resposta às potenciais complicações cardiovasculares associadas aos tratamentos oncológicos.
Esta nova consulta tem como objetivos não só avaliar o risco cardiovascular dos doentes antes do início dos tratamentos oncológicos, como também monitorizar, de forma sistemática, possíveis efeitos cardíacos ao longo da terapêutica, dando a possibilidade de intervir precocemente sempre que surjam sinais de disfunção cardíaca e, por último, assegurar o acompanhamento prolongado após o fim dos tratamentos, garantindo uma recuperação segura e sustentada.
A Cardio-Oncologia constitui uma área especializada dedicada à prevenção, deteção precoce e tratamento dos efeitos cardiotóxicos decorrentes de terapêuticas como quimioterapia, imunoterapia e terapias alvo.
O aumento da prevalência de doença cardiovascular, aliado à maior sobrevivência dos doentes com cancro, torna esta intervenção conjunta particularmente relevante.
Para a Diretora Clínica da Área Hospitalar, Teresa Vaio, a disponibilização desta consulta representa “um passo estratégico para a ULS da Região de Aveiro, permitindo melhorar a prevenção, reduzir internamentos evitáveis e evitar interrupções de tratamentos potencialmente curativos”.
Teresa Vaio destaca a mais valia que esta consulta aporta aos doentes oncológicos por “beneficiarem de uma espécie de via verde cardíaca, evitando complicações, por norma, inerentes às terapêuticas a que estão sujeitos.
Adriana Pacheco (Médica Cardiologista) e Rita Santos (Médica Oncologista) são as responsáveis pela consulta de Cardio-Oncologia.