O arranque da Aveiro Space Week 2024 ficou marcado pelo anúncio oficial sobre a aprovação do projeto de criação do aeródromo civil municipal de Aveiro em São Jacinto e o Reitor da Universidade de Aveiro não esconde que se abrem novas possibilidades na utilização da área militar para fins tecnológicos e científicos.
Paulo Jorge Ferreira acredita que é mais uma peça na afirmação de uma área tecnológica.
"Muito gostaria que no futuro com a zona livre tecnológica, com a capacidade tecnológica que já existe na universidade e na região, com a quantidade de empresas voltadas para a exportação e para o negócio de base tecnológica, que a Universidade de Aveiro fizesse parte de um hubb tecnológico de grande impacto na economia onde as empresas que precisam de experimentar uma ideia encontrem o mínimo de entraves legais e uma porta aberta para essa experimentação", disse, citado pelo portal da Academia.
A Secretária de Estado da Ciência também participou na abertura e afirmou que há potencial de crescimento na "área do Espaço" em Portugal.
Ana Paiva acredita que se trata de um segmento que pode alavancar novos negócios, mobilizando empresas, sem estar dependente de fundos públicos.
“Tem de ter mais valias do ponto de vista económico e alavancar novas empresas, novas ideias, e eu acredito que é aí que vai estar o desafio dos próximos tempos".
Nuno Borges de Carvalho, diretor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, responsável pela organização da semana, acentua o papel de São Jacinto no futuro da engenharia aeroespacial enquanto palco da World CanSat Championship, de lançamento de pequenos satélites, mostrando agrado pelo eventual acesso dos alunos a uma infraestrutura aeroportuária.
A Semana do Espaço conta com a presença de Banny Olivas, astronauta da NASA, que esta terça dinamiza o seminário "Design for Failure", das 14h00 às 15h30, no DETI.