O Governo já informou a Câmara de Aveiro sobre a decisão de autorizar a existência de um Aeródromo Municipal em São Jacinto.
Ministro Nuno Melo comunicou a Ribau Esteves a decisão do Governo de aprovar a proposta da autarquia para a criação do aeródromo municipal.
Informação avançada, esta manhã, pelo autarca, na abertura do evento “Aveiro Space Week” realizada na Sala de Atos da Universidade de Aveiro (UA).
Ribau Esteves confirma que recebeu a indicação do próprio Ministro da Defesa Nacional no passado dia 5 de setembro.
Depois de ter recebido a concordância do Exército, entidade com a qual o acordo estava consolidado há muito, a CMA apresentou formalmente a proposta de criação ao Aeródromo Municipal ao Governo anterior, em agosto de 2023, na pessoa da Ministra da Defesa Nacional, tendo recebido a comunicação de não aprovação em setembro de 2023.
Com a entrada em funções do novo Governo, o projeto do Aeródromo Municipal de Aveiro, em São Jacinto, foi reapresentado em junho de 2024, tendo havido múltiplos contactos, nomeadamente com a Ministra do Ambiente e da Energia e com o Ministro da Defesa Nacional.
A autarquia explica que vão seguir-se formalidades e a criação de uma estrutura que poderá servir o curso de engenharia aeroespacial, recentemente criado na UA.
“A CMA vai dinamizar esta sua nova infraestrutura, gerida por si em estreita cooperação com o Exército / RI10, desenvolvendo ações e projetos no âmbito do Turismo Militar e Aeronáutico, Cultura, Educação e Formação, Ciência, Investigação e Desenvolvimento, Apoio à Indústria, entre outras”, explica nota da autarquia.