A Universidade de Aveiro (UA) e a Comunicatorium assinaram hoje um protocolo de cooperação para o desenvolvimento de uma plataforma de gestão da comunicação das empresas.
Assente no 'modelo e metodologia Comunicatorium', a plataforma tecnológica "vem dar uma resposta inovadora às necessidades das empresas, ajudando-as na construção da estratégia de comunicação integrada e eficaz, adaptada à realidade e à cultura organizativa". A UA será parceira do Comunicatorium. "Queremos criar uma plataforma de gestão para ajudar as empresas, tecnologicamente, no seu plano estratégico de comunicação", disse na Terra Nova Luís Roberto, um dos fundadores da empresa após a assinatura do protocolo de cooperação, na Reitoria da Universidade, na presença de Carlos de Pascoal Neto, Vice-Reitor, de Álvaro Sousa, professor e coordenador científico do Departamento de Comunicação e Arte da UA, José Paulo Rainho, professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial e coordenador da Unidade de Transferência de Tecnologia da UA (UATEC), e de José Alberto Fonseca, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA e representante da Micro I/O, empresa de inovação na área da eletrónica, com forte ligação à Universidade, e que integra o projecto.
A parceria iniciada reflete o interesse mútuo na cooperação entre a Academia e o tecido empresarial, através da partilha do conhecimento e das valências na área dos Sistemas de Informação e Comunicação. “A ligação das empresas às Universidades é cada vez mais importante. O conhecimento que se pode retirar destas relações é imenso e a proximidade ao meio académico permite estar sempre na vanguarda das escolhas e decisões das soluções de futuro. Assim quando conseguimos juntar num mesmo projeto duas empresas e uma Universidade, a garantia de um projeto vencedor e de valor agregado significativo para o mercado é uma realidade incontornável.” afirmou Fernando Jorge Almeida, diretor geral da Micro I/O.
O Comunicatorium está no mercado com a missão de dar resposta às necessidades estratégicas e de planeamento da comunicação das organizações, aliado à elaboração de estudos e pesquisa da comunicação.
O Vice-Reitor afirmou na Terra Nova que "foi um desafio que envolveu a UA e outra empresa universitária nesta área de competência".