A Turismo do Centro de Portugal foi a grande protagonista da cerimónia oficial de entrega dos prémios Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2022, que decorreu ontem na FIL, Feira Internacional de Lisboa, e que distinguiu as melhores participações da edição deste ano.
A TCP venceu um dos prémios mais importantes referentes à edição de 2022 e o Centro de Portugal foi anunciado como destino convidado da edição de 2023.
Foi a vencedora do Prémio Stand Profissional Nacional, atribuído por um júri independente, constituído pelos jornalistas Carina Monteiro, da TNews, Inês Gromicho, da Ambitur Profissionais, e Victor Jorge, do Publituris.
De frisar também que a Comunidade Intermunicipal de Coimbra recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Criatividade”.
No momento de receber o prémio, Pedro Machado, presidente da TCP, dedicou-o a todas as entidades que trabalham no setor público regional, assim como o Turismo de Portugal, a Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e os municípios. “Este prémio é uma singela homenagem àqueles que constroem diariamente os destinos regionais e motiva-nos a fazer ainda mais no futuro, para que 2023 seja ainda um ano melhor do que foi 2022”, sublinhou.
Depois da entrega dos vários prémios, foram anunciadas as novidades que traz a edição do próximo ano. Mais uma vez, a região Centro esteve em destaque: a cidade de Aveiro foi anunciada como Município Convidado e o Centro de Portugal como Destino Convidado da BTL 2023.
Na ocasião, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, realçou que “Aveiro tem muito gosto em assumir este compromisso e irá surpreender na BTL 2023, num trabalho que faremos em equipa com a nossa região de turismo, num contributo conjunto de sermos melhor Portugal e melhor Aveiro”. Ribau Esteves recordou também que este desafio surge numa altura em que Aveiro é candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027, “uma caminhada em que estamos muito determinados em ter sucesso, numa saudável disputa com Braga, Évora e Ponta Delgada".
"A Europa nos tempos modernos não se defende pelas armas, defende-se pela cultura. Estamos muito investidos em apostar na Cultura, uma indústria da paz que aproxima as pessoas. Quanto mais próximos estivermos uns dos outros, mas perto estaremos da paz”, justificou.
Pedro Machado frisou que “é com muito gosto que a TCP partilha esta parceria estratégica com a BTL, particularmente num ano que será dedicado a retomar a confiança no turismo para as nossas regiões e para Portugal. Temos o compromisso de querermos tornar 2023 num ano de consagração da retoma do crescimento, da retoma da confiança dos consumidores e da retoma da indústria do turismo”. “Cada um dos nossos sete destinos regionais acrescenta valor à marca Portugal. A sua soma representa sempre mais do que o valor individual de cada uma”, lembrou, destacando a importância que a BTL tem para as empresas: “Uma BTL forte significa que as nossas empresas e os nossos destinos regionais ficam mais fortes.