O Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade defende que Portugal deve melhorar a articulação entre Universidades e empresas.
Pedro Gonçalves esteve, esta manhã, na sessão de abertura do Techdays, em Aveiro, para deixar uma palavra de confiança aos empreendedores representados na "montra nacional" das Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica. Pediu maior proximidade entre os agentes económicos e de investigação. O dinheiro aplicado nas empresas "foi para inovar e acrescentar valor", referiu. "Temos bons exemplos de boa ligação mas, não temos uma boa ligação entre as Universidades e as empresas. Temos de criar mais incentivos para que as Universidades vão à procura das empresas para fazerem o que as empresas querem que se faça, em termos de investigação", disse Pedro Gonçalves que elogiou o contributo das empresas no processo de retoma económica em Portugal sublinhando os números crescentes das exportações com o forte contributo do sector dos 'serviços'. (com áudio)
Para Pedro Gonçalves o Governo "investiu muito em empresas ligadas a sectores estruturantes, com objectivos de inovação e desenvolvimento".
Ribau Esteves destacou a criação do PCI e o aproveitamento do Parque de Feiras para albergar uma incubadora de empresas. "Estamos a instalar a Incubadora e o Centro de Negócios que terá uma diversidade enorme, aqui, e com elevado índice de utilização e sucesso. O PCI também está a poucos meses de ter competências centrais. Teremos um PCI ao lado da Universidade o que lhe assegura um crescimento e atratividade especiais", vincou o autarca.