A AdvayaTech, spinoff da Universidade de Aveiro (UA) e Instituto de Telecomunicações (IT), licenciou uma tecnologia baseada em tintas luminescentes transparentes e códigos QR, vários sinais de luz em simultâneo através do mesmo meio, aumentando a quantidade de informação armazenada.
A nova tecnologia fortalece a autenticação segura, rastreabilidade e combate à contrafação em cadeias de fornecimento globais e assegura maior confiança e proteção avançada.
A AdvayaTech ficou em primeiro lugar nos eAwards Portugal promovidos pela NTT Data e foi criada com o apoio atribuído neste âmbito.
A tecnologia agora licenciada encontra-se protegida por duas patentes concedidas em Portugal e nos Estados Unidos da América.
No centro da inovação está uma abordagem que possibilita a autenticação, rastreamento e até o sensoriamento de parâmetros físicos, como temperatura ou exposição à radiação UV, num único ponto de leitura.
A tecnologia distingue-se ainda pela integração discreta em embalagens ou superfícies já existentes, sem comprometer o design, a reciclabilidade ou a sustentabilidade dos materiais.
Esta característica, associada à possibilidade de armazenar múltiplas camadas de informação num único código, representa um claro diferencial competitivo para setores como o farmacêutico, alimentar e dos bens de luxo, onde a segurança, a eficiência logística e a confiança do consumidor são fatores críticos.
O projeto inovador contou com a colaboração dos investigadores Rute Ferreira e Luís Carlos, professores do Departamento de Física e do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, de Paulo André, professor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática e membro do Instituto de Telecomunicações (IT Aveiro), e de João Ramalho (investigador da UA e do IT).
“Esta patente é o resultado de mais de vinte anos de investigação interdisciplinar, que juntou competências em fotónica, ciência de materiais e comunicações óticas.
O desenvolvimento de tintas luminescentes transparentes com capacidade de multiplexar informação em códigos QR representa uma abordagem inovadora à autenticação e rastreabilidade de produtos “, esclarece Rute Ferreira.
O licenciamento desta tecnologia representa um passo decisivo para a AdvayaTech: “Ao integrarmos uma patente de excelência científica no portefólio de uma spin-off, estamos a transformar conhecimento de ponta em soluções concretas que respondem a um problema global: a proteção da autenticidade e da confiança nas cadeias de fornecimento.
Enquanto coautora da patente, vejo neste licenciamento uma oportunidade para que a investigação em que participei possa gerar impacto real e contribuir para soluções mais seguras, sustentáveis e inovadoras”, afirma Rute André.
Alinhada com a estratégia nacional de promoção da inovação e valorização do conhecimento científico, o licenciamento da patente fortalece o papel da UA, do CICECO e do IT como catalisadores de novas soluções tecnológicas, impulsionando o empreendedorismo e o desenvolvimento de empresas de base científica no panorama português.
Texto e foto: UA