Sindicatos em protesto na Noite Europeia dos Investigadores.

A Noite Europeia dos Investigadores em Aveiro vai dar visibilidade ao protesto de investigadores bolseiros.

Esta é uma ação que celebra a ciência e que os sindicatos vão sinalizar como forma de protesto no combate à precariedade.

O programa em Aveiro agendou para esta sexta, dia 27 de setembro, iniciativas na Fábrica da Ciência e a FENPROF vai ao local denunciar as dificuldades porque passam muitos bolseiros.

“Milhares de investigadores correm o risco de ficar no desemprego caso não sejam tomadas as medidas necessárias para integrar todos os investigadores precários em final de contrato, situação esta decorrente da indevida aplicação do DL 57/2066, através do qual, neste momento deveriam estar a ingressar em lugares de quadro das universidades e politécnicos”.

Para manifestar o seu descontentamento junto da opinião pública, os investigadores e bolseiros estarão presentes na noite europeia, em Aveiro, na Fábrica centro Ciência Viva, às 19h30.

O programa festivo inclui Ciência, Tecnologia e Arte.

É considerado o “maior evento europeu” na celebração da Ciência e da sua relação com a sociedade.

Com entrada livre, a Noite Europeia dos Investigadores é dedicada a todos os públicos e famílias, decorre na Fábrica Centro Ciência Viva e no espaço exterior envolvente, e conta com uma programação especial das 19h00 às 24h00.

Num ambiente descontraído e informal, aberto à cidade, serão proporcionados momentos de contacto direto entre investigadores e o público participante, através de diversas atividades de comunicação e divulgação de ciência, tais como a Feira de Ciência e Tecnologia “Science@UA”, workshops, exposições e a antestreia de um espetáculo de Arte & Ciência.

Há espaço para os mais novos, sessões de digitalização de objetos em 3D com recurso a telemóveis, bem como do workshop Quintas Sonoras (FarmSonics) que transforma dados agrícolas em música, convertendo informações de sensores em som.

Das 21h00 às 24h00, decorre a Feira de Ciência e Tecnologia (Science@UA), com apresentação e demonstrações de 36 projetos de investigação inovadores desenvolvidos na Universidade de Aveiro. Nesse mesmo horário, estará aberta para visita a exposição “Mãos na Massa”.

Às 22h00, tem início no auditório da Fábrica, o Espetáculo de Arte & Ciência – Talk Show "Stem Cells Rock", um momento único que vai abordar o universo fascinante das células estaminais, num espetáculo com entrevistas, debates, humor e muita música.

Com Ricardo Neves, como cientista e músico; Paulo Neto, Rodrigo Neves e João Pratas, na música; e Marta Condesso, no texto e narração. Este espetáculo destina-se a maiores de 6 anos.

Ao longo de todo o evento, das 19h00 às 24h00, no espaço exterior envolvente à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, haverá uma zona destinada a refeições ligeiras.