Perto de 100 participantes de entidades públicas e privadas, bem como especialistas, promoveram no dia 8 de Maio, em Vagos, um debate em torno das políticas de mitigação e de adaptação às alterações climáticas, "tendo ainda sido apresentadas estratégias de adaptação a nível nacional e municipal".
O Seminário 'Alterações Climáticas: Adaptação e Mitigação' surge no âmbito do projeto da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade - Região de Aveiro, visando o debate sobre a adaptação e mitigação às alterações climáticas, analisando políticas e instrumentos de financiamento, nos quais algumas das ações se enquadrem, promovendo ainda a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre diversas entidades.
Silvério Regalado, Presidente do Município de Vagos, salientou a “importância de intervenções territoriais integradas e da leitura da zona costeira como um todo”, apresentando algumas das acções que têm sido realizadas nesta área, conduziu os presentes numa visita guiada à obra de requalificação e defesa do cordão dunar entre a praia da Vagueira e a praia do Labrego.
Jorge Almeida, Vice-Presidente do Município de Águeda, salientou a relevância da temática para a região (de nascente a poente), enaltecendo ainda o trabalho que a equipa técnica inter-municipal do projeto desenvolvido.
As alterações climáticas são consideradas como a maior ameaça ambiental do século XXI, "com consequências profundas e transversais a várias áreas da sociedade".
O seminário foi promovido pelos Municípios de Águeda e Vagos, a Universidade de Aveiro, o IDAD, a CIRA, contando ainda com o contributo da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Município de Almada e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.