A Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha recebeu nos primeiros 7 meses do ano 1512 visitas, quase o triplo do valor registado em igual período de ano passado (554 visitantes).
No início do mês de julho, o número de pessoas que visitou os noves núcleos da Rota, através dos Serviços de Turismo da Câmara Municipal, ultrapassou o número total de 2015, ou seja, 908 visitantes.
Para Delfim Bismarck, Vereador da Cultura e do Turismo, o aumento do número de pessoas a visitar a Rota Albergariense é “motivo de satisfação” e considera que a tendência de subida irá manter-se.
“A Rota dos Moinhos é divulgada por quem cá vem, o que acaba por chamar mais pessoas“, explica. Por outro lado, o autarca salienta que a quantidade e a diversidade das atividades desenvolvidas nos moinhos – pedagógicas, gastronómicas, desportivas, entre outras – também contribuem para a maior afluência.
A Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha é um projeto turístico e de promoção do património que visa salvaguardar uma forte marca identitária do Concelho, permitindo aos visitantes conhecer melhor o território, as suas gentes, História e tradições.
Atualmente, a Rota é composta por nove núcleos de moinhos: Moinho do Maia (Fial -Alquerubim); Moinho do Ti Miguel e Moinho da Cova do Fontão (Fontão – Angeja); Moinhos do Regatinho (Vilarinho de São Roque – Ribeira de Fráguas); Moinhos da Quinta da Ribeira e Moinho de Baixo (Ribeira de Fráguas); Moinho do Chão do Ribeiro (Mouquim – Valmaior); Moinho de Porto de Riba (Soutelo – Branca); e Moinhos da Freirôa (Albergaria-a-Velha).
Num futuro próximo está prevista a adesão de mais núcleos à Rota.