Região de Aveiro integra primeiro Festival Moinhos de Portugal.

Vagos adere ao primeiro festival dedicado aos moinhos de Portugal.

Anuncia programa especial para o fim de semana 12 e 13 de Abril em que se celebra o património molinológico.

Haverá experiências turísticas desde oficinas temáticas, prova de vinhos, jantar no pátio da casa gandaresa, caminhadas, showcooking gandarês, visita a moinhos e azenhas, piqueniques entre outras ações.

O Festival dos Moinhos de Portugal é um evento que visa envolver a comunidade e atrair visitantes para a descoberta do valioso património molinológico português.

No dia 12 de abril, o dia começa com uma “Caminhada pela Natureza” que percorre o PR3 – Percurso Natura e o PR4 – Trilho das Levadas das Azenhas.

Durante a manhã, o Museu do Brincar acolhe, às 10h00, a oficina de construção de moinhos de vento e, pelas 11h00, realiza-se a oficina de Broa Mimosa onde será possível experienciar todo o processo de fabrico, desde a moagem do milho à confeção da massa e colocação no forno, fazer uma caminhada aos Lavadouros, com visita à Azenha Barreto e, no fim, provar a Broa Mimosa e outros produtos locais.

De tarde, na Aldeia do Boco, realiza-se, às 15h00, uma prova de Vinhos “4 Lugares, 4 aromas”.

Esta prova dos vinhos da região DOC Bairrada com a harmonização de sabores locais, e realizada pelo Sommelier Paulo Vale, são a conjugação ideal para, de forma descontraída, conhecer as suas características organoléticas enquanto se desfruta de uma caminhada pelas azenhas e lavadouro do Boco.

Às 17h00, as atividades concentram-se na Casa-Museu Gandaresa de Santo António de Vagos com confeção e venda de pão caseiro, Jogo da Malha e Jogos Tradicionais e um Showcooking Gandarês com degustação com o Chef Tony Martins & Grupo Folclórico de Santo António, para toda a família.

Pelas 19h30, não pode perder o Jantar no Pátio da Casa Gandaresa onde se unem os sabores de antigamente com um toque de modernidade preparado pelo Chef Tony Martins em conjunto com o Grupo Folclórico de Santo António de Vagos.

No final do jantar, seguem-se diversos momentos culturais: “Venha cantar com o Rancho!” e a Peça de Teatro D. Quixote: peripécias de um cavaleiro doido, um espetáculo para toda a família.

A oferta, para domingo de manhã, dia 13 de abril, é muita a começar no Parque da Azenha e Moinho de Ouca, com visitas guiadas aos moinhos, contos no moinho, jogos tradicionais no parque, oficina “Mamamia, faz a tua pizza!”. Às 12h00, haverá uma degustação de produtos locais harmonizados com Espumante Quinta da Pedreira, de Ouca na companhia do Sommelier Paulo Vale.

E, às 12h30, “Há Piquenique no Parque!” onde as pessoas são convidadas a trazer o seu farnel, uma toalha/mesa e um guarda-sol e muita vontade em relaxar. Durante esta atividade, haverá bar aberto, um insuflável e uma Caça ao Tesouro, dirigida a famílias.

De tarde, entre as 14h00 e as 17h00, há visitas guiadas ao Moinho Ti Pascoal, jogos tradicionais, Feira de Troca de Livros, Há "Chef" no Parque! - Mostra gastronómica com degustação de pratos de chef, e a Hora do Conto com declamação de Histórias de Encantar.

A consulta do programa detalhado e a inscrição nas atividades dever ser feita em www.cm-vagos.pt/visitar/festival-dos-moinhos-de-portugal

Integrado na “Rota dos Moinhos de Portugal - Portuguese Mills”, o Festival dos Moinhos de Portugal assume-se como um dos maiores projetos de valorização do património molinológico nacional.

Com o envolvimento dos municípios de Vagos, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Águeda e Nelas, e o apoio do Turismo de Portugal, a iniciativa procura preservar e promover a identidade cultural associada aos moinhos.

Este festival junta cinco municípios, mais de 25 moinhos e o contributo essencial de mais de 30 associações culturais, proporcionando mais de 50 experiências imersivas.

Estarreja celebra o Dia Nacional dos Moinhos já este fim de semana.

A data assinala-se a 7 de abril e o Município de Estarreja antecipa a comemoração para este fim de semana.

Há visitas, leituras encenadas, demonstrações da atividade do moinho, desde a moagem à feitura da broa, para dar a conhecer o valor do património molinológico do concelho.

Esta iniciativa, promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos, conta com a parceria dos proprietários dos moinhos estarrejenses.