Eduardo Feio diz que o projeto de reconfiguração do acesso à Barra do Porto de Aveiro é mais uma etapa na qualificação das acessibilidades marítimas e representa uma alavanca para a economia regional.
O administrador portuário fala da abertura de concurso para o projeto como uma aposta na criação de condições para ir mais longe na operação portuária.
Em declarações à Terra Nova, aponta os 32 metros de 'boca' das embarcações como o objetivo a atingir com as obras uma vez que se trata das dimensões para navios que atravessam o Canal do Panamá e que já representam a maioria da frota à escala global.
Eduardo Feio diz que não se pode falar em obra do século mas numa operação que abre novos horizontes na economia regional e nacional.
É um trabalho para concretizar até 2030. (com áudio)
O Porto de Aveiro investe 400 mil euros na fase de projeto que inclui o estudo de impacto ambiental.
Quanto à obra vai encurtar o molhe sul em 100 metros e, depois, reorientar o alinhamento com rotação para sudoeste e prolongamento da estrutura em 200 metros.
Uma das maiores preocupações é o impacto da obra na laguna aveirense.
Eduardo Feio sublinha a relevância da declaração de impacto ambiental. (com áudio)
A obra implica meios pesados com a retirada de pedra e a reafetação de estruturas.
Obras de 30 milhões para executar até 2030.
O concurso para o projeto tem valor base de 400 mil euros e prevê um prazo de execução 210 dias.
O prazo de entrega das propostas termina a 23 de Setembro.