Quercus Aveiro lança rede de projetos agro-ecológicos a que deu o nome de Bica.
A BICA é uma rede de projetos com uma organização simplificada e horizontal. É um agrupamento informal e de participação livre.
O nome surge em homenagem a Carmo Bica (1963-2020), uma das vozes que mais se bateram ao longo das últimas décadas pelo combate ao abandono do interior e pelo mundo rural.
Conhecida pela sua combatividade, mas também por uma inesgotável energia e capacidade de trabalho, Carmo Bica deixou um legado importante nas lutas ambientais e sociais.
Esta rede junta projetos individuais e projetos associativos ao nível do distrito de Aveiro, nos quais existe uma forte vertente de aliar a defesa do ambiente ao desenvolvimento local, sejam eles projetos práticos, sejam de mobilização e de divulgação de práticas nesse âmbito.
Considerando o aparecimento recorrente de pequenos projetos individuais e associativos de regeneração ecológica e a existência de alguns projetos de regeneração que estão já implantados no terreno e que acumulam experiências diversas de vários anos de intervenção e crescimento a Quercus quis criar uma rede.
Ao constituir um grupo informal com uma lista de correio que permita a troca de informações entre os membros da rede espera contribuir para aumentar a divulgação de iniciativas de membros da rede, motivando cada um a participar neste tipo de iniciativas, de forma a aumentar os seus conhecimentos, mas também para partilhar a sua experiência acumulada.
Vai permitir a divulgação de pedidos de ajuda pontuais para execução de alguns trabalhos nas parcelas envolvidas, divulgar de forma alargada junto da população a existência desta tendência de intervenção territorial, dando elementos sobre dimensão, dificuldades e resultados obtidos.
A rede conta já com diversas organizações e iniciativas regionais distribuídas pelo distrito de norte a sul, mas também do interior ao litoral, nomeadamente o Aidos da Vila, o Cabeço Santo, a Quinta as Tílias, o Movimento Gaio, a Eco Quinta Villa Maria e o Bosque da Ramalheira, bem como diversos particulares que dinamizam iniciativas de promoção da floresta autóctone e da agricultura biológica.
A BICA está nas redes sociais em https://www.facebook.com/rededeprojetosagroecologicos