A Autoridade Nacional de Proteção Civil realiza, esta terça-feira, às 11h05, de norte a sul do país, a 12.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado “ A terra Treme”.
Esta data coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, sublinhando a importância de uma sociedade informada e resiliente perante catástrofes naturais.
O exercício testa a capacidade de saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.
A iniciativa, inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar para a proteção de cada pessoa e, assim, contribuir para o incremento de uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita.
O exercício compreende a realização de 3 “gestos simples” que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.
A ação desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.
Além da população escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a outros sectores da sociedade civil.
Nesta 12.ª edição, o foco principal será o envolvimento de pessoas com deficiência e necessidades especiais.
Na Região de Aveiro, a ação principal, organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Estarreja, em articulação com o Comando SubRegional de Emergência e Proteção Civil e a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, terá lugar na Escola Básica Egas Moniz, em Avanca, a qual possui uma Unidade de Multideficiência.
Irá incluir a prática dos 3 gestos e a realização de um exercício de teste à evacuação do edifício.
Em Aveiro, alunos da EB Barrocas participam em exercício de sensibilização para o risco sísmico.
A Proteção Civil Municipal, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, irá sensibilizar os alunos da Escola das Barrocas que estejam a frequentar as Atividades de Componente de Apoio à Família (CAF) no período de interrupção letiva que acontece a 4 e 5 de novembro.
Esta iniciativa procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.