Portugal Inovação Social aprova candidatura do projeto de Vela Inclusiva do Sporting Clube de Aveiro.
A candidatura do projeto “Ria Sem Limites”, apresentada pelo Sporting Clube de Aveiro, foi aprovada pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social 2030 no âmbito das “Parcerias para a Inovação Social que visem o desenvolvimento de competências em crianças e jovens”.
Garante 159 mil euros num custo elegível de 199 mil euros.
Os restantes 39 mil euros são assegurados pela comparticipação dos Investidores Sociais, que incluem a Fundação “la Caixa” e o Banco BPI, o Rotary Club de Aveiro, a OLI e a F. Fonseca.
Os destinatários finais são 300 crianças e jovens com deficiência ou incapacidade ou que se encontrem em situação de risco de exclusão social, provenientes de diversas instituições públicas e sociais da Região Centro.
Está vocacionado para jovens até aos 29 anos.
As atividades previstas com o envolvimento das crianças e jovens incluem a integração dos beneficiários em atividades lúdicas e desportivas, participação em regatas e provas federadas de vela e a sensibilização para a preservação dos mares e oceanos.
O projeto iniciou no dia 1 de outubro 2024 e tem uma duração prevista de 3 anos.
O projeto desenvolve atividade regular às 4as feiras, 5as feiras, 6as feiras e sábados, estando a participar desde o início do projecto crianças e jovens da Associação Humanitária Mão Amiga (AMHA), Cáritas Diocesana de Aveiro, CerciAveiro, Escola Profissional de Aveiro, Obra da Criança, Pais em Rede e Universidade de Aveiro.
De referir que este mês será iniciada a atividade com os vários agrupamentos de escolas de Aveiro, numa parceria do clube com o Centro de Formação Desportivo (CFD) do Agrupamento de Escolas José Estevão (AEJE) e com a Câmara Municipal de Aveiro, dois parceiros de referência do Sporting Clube de Aveiro.
O projeto recebe não só jovens e crianças de várias associações, mas também a título individual, como por exemplo, crianças e jovens recomendados pela unidade de neurodesenvolvimento do Hospital de Aveiro, que têm assim acesso à prática desportiva de vela.
O projeto prevê uma Avaliação de Impacto nos participantes, trabalho que será executado pela Universidade de Aveiro.
De referir igualmente a existência de uma Comissão de Acompanhamento do projeto, formado pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação), Universidade de Aveiro e Câmara Municipal de Aveiro.
Para dar resposta às necessidades do projeto, o Sporting Clube de Aveiro reforçou o seu quadro técnico, com uma forte aposta nos ex-atletas do clube.
O projeto será formalmente apresentado no próximo dia 16 de novembro às 10h aos diversos parceiros e participantes, numa sessão aberta a todos os interessados, estando o clube recetivo para receber mais instituições e participantes.
De acordo com a Nuno Silva, diretor do clube “este projeto é o resultado do reconhecimento que a academia de vela desenvolve na inclusão pela via do desporto desde 2010, reunindo parceiros de referência da região de Aveiro, projeto único a nível nacional e cuja execução será um grande desafio para o clube”.