Os deputados do CDS eleitos por Aveiro, João Almeida e António Carlos Monteiro, deram entrada de um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que potencie o uso de todos os mecanismos disponíveis para controlo do nível das águas e atue por forma a agilizar as obras de desassoreamento da Ria de Aveiro.
Na exposição de motivos, os deputados frisam, entre outros, a “grande diversidade e riqueza ambiental e paisagística, a beleza natural e o papel fundamental da Ria de Aveiro na agregação do território e do desenvolvimento de toda a região, nos domínios humano, urbano e comercial”.
Nos últimos invernos, tem sido cada vez mais frequente a invasão das águas da Ria de Aveiro pela água salgada, que devido à subida do nível das mesmas, inunda os campos de cultivo, danificando as culturas agrícolas e levando à degradação, por vezes irreversível, do solo agrícola. O assoreamento dificulta ainda a navegação.
Em janeiro deste ano, em declarações à agência Lusa, o Ministro do Ambiente reconheceu a necessidade de dar prioridade ao desassoreamento da Ria de Aveiro, partilhado com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) mas o PP diz que não há avanços.
“No entanto, até agora, e com mais um inverno à porta, a situação não está ainda resolvida, subsistindo dificuldades de navegação, com consequências para a pesca e para o turismo e lazer, e mantendo-se o risco de cheia quando começar a época de chuvas”.