O Porto de Aveiro fechou o estudo prévio e avança para a fase de projeto da reabilitação e modernização da via marginal no terminal bacalhoeiro, da Gafanha da Nazaré, e assegura que depois de ouvir todos os “atores locais” será possível um projeto capaz de compatibilizar o interesse das empresas, das autarquias e da população local.
Eduardo Feio confirmou a apresentação desse estudo em sessão que terá servido para alguns empresários vincarem a importância de manter a via como acesso a espaço industrial, agora que se desenham novos usos, nomeadamente com via ciclável panorâmica.
O Administrador do Porto de Aveiro afirma que "não se pode falar de oposição ou críticas em toda a linha mas de um diálogo que permite entender dinâmicas instaladas e respostas integradas". (com áudio)
Porto de Aveiro e Câmara de Ílhavo afirmam acordo quanto ao tipo de via e à necessidade de elevar a cota da estrada para evitar alagamentos.
Vão estar juntos na fase de projeto e na corrida aos fundos financeiros para viabilizar a obra.
Eduardo Feio lembra que esta é uma intervenção considerada prioritária no acesso às empresas do único Porto de Pesca Longínqua no país e que esteve na origem do Porto de Aveiro.
Razões que levam a administração portuária a empenhar meios financeiros e esforços diretos na concretização do projeto. (com áudio)
Da parte da autarquia de Ílhavo ouviu-se a palavra de agradecimento pelo empenhamento da Administração do Porto de Aveiro.
João Campolargo afirma que esse trabalho é conjunto e tem sido pensado para responder a diferentes usos num Porto em crescimento e que tem na frente ribeirinha um dos seus ativos mais tradicionais. O autarca afirma como essencial pensar a via não só para as empresas mas também para residentes e turistas. (com áudio)
Estudo prévio apresentado. O Porto de Aveiro vai seguir para a fase de projeto na empreitada de reabilitação da marginal dos bacalhoeiros na Gafanha da Nazaré.