A SUMA apresentou, esta terça-feira, a nova plataforma interativa 'Animais da Cidade' e escolheu Aveiro para o lançamento nacional por considerar que é uma cidade com quem tem uma relação especial.
O Presidente da empresa, dedicada às questões da recolha de lixo e das campanhas ambientais, lançou uma nova ferramenta de disponibilização de conteúdos e jogos de sensibilização ambiental.
Jorge Rodrigues diz que a aplicação 'Animais da Cidade', que disponibiliza online conteúdos de educação ambiental, procura incutir novos hábitos. (com áudio)
Este novo espaço disponibiliza mais de uma dezena de vídeos (cada um com enfoque num determinado animal), fichas pedagógicas descarregáveis - cinco direcionadas para o pré-escolar, e cinco para o 1.º ciclo -, e cinco jogos interativos relacionados, que almejam a retificação de comportamentos, sobretudo no âmbito da limpeza urbana e do acondicionamento e deposição de resíduos, "estimulando, assim, a adoção de um perfil de urbanidade no que à sua gestão diz respeito".
Ribau Esteves assume que para chegar aos mais velhos as crianças "são o veículo certo na educação ambiental". "A adesão e o sucesso das Eco -Escolas, representam uma adesão das comunidades escolares a estas iniciativas. Os jovens são os melhores formadores da comunidade na matéria ambiental", disse.
Esta ação destina-se ao público escolar e está inserida nas comemorações da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, à qual a Câmara Municipal de Aveiro se associa pelo segundo ano consecutivo. Juntos afirmam que 'Vamos limpar a Europa e Reduzir os Resíduos'.