O Hospital Francisco Zagalo (Ovar) dinamiza um rastreio gratuito de “linguagem e articulação” destinado a crianças em idade pré-escolar na próxima quarta-feira, numa iniciativa que pretende assinalar o Dia Europeu da Terapia da Fala.
Durante o rastreio, serão aplicados instrumentos formais e informais (validados pela Universidade de Aveiro). No final, será entregue um relatório com a respetiva análise.
Além desta despistagem, o programa comemorativo contempla ainda a realização de uma sessão individual de sensibilização para a 'terapia da fala'.
As actividades são dinamizadas pelas terapeutas da fala do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do HFZ-Ovar, entre as 15 e as 18 horas, na sala de formação do equipamento hospitalar.
O Dia Europeu da Terapia da Fala – assinalado a 6 de Março - foi criado em 2004 "com o objetivo de chamar a atenção para a profissão em toda a Europa, sensibilizando os cidadãos para as perturbações da comunicação, o seu efeito sobre a saúde humana, os direitos dos pacientes com perturbações da comunicação e a forma de os ajudar".