O director do departamento de engenharia electrónica, telecomunicações e informática, Nuno Borges de Carvalho, esteve nas tertúlias da Ordem dos Engenheiros.
Levou à discussão o tema do impacto do processo de Bolonha nos cursos TICE.
Uma palestra que apresentou a evolução e organização dos cursos das áreas das tecnologias da informação comunicação, electrónica, telecomunicação e informática da Universidade de Aveiro ao longo de 40 anos de evolução tecnológica.
Em análise a reorganização Europeia dos cursos de Engenharia, deixando os 5 anos de leccionação, partindo em dois ciclos de 3(licenciatura) e mais 2 anos (mestrado).
Esta imposição não é pacifica no seio académico e da ordem, nomeadamente a questão das equivalências dos licenciados anteriores a esta revisão e impacto na equiparação aos colegas europeus, facto já bem sublinhado pelo Bastonário ao Ministro do ensino superior.
Seguiu-se Bruno Lé que apresentou normas e boas práticas no projeto de instalação de reservatórios ESP e garrafas de GPL.
Uma sessão marcada pelas muitas dúvidas levantadas sobre metodologias encontradas no terreno e muitas vezes desajustadas aos normativos legais.
António Navarro fechou o ciclo de Maio numa tertúlia sobre a evolução temporal da TDTtelevisão digital terrestre e detalhe técnico das opções tomadas na grande transição digital nos serviços de rádio difusão.
Acresce o fenómeno sociológico dos métodos de vida que por um lado adotaram a subscrição de televisão paga ao invés dos conteúdos gratuitos e ainda a conversão da experiência familiar de ver televisão em grupos para a experiência unipessoal de observar conteúdos no próprio telemóvel, isolando as pessoas e limitando os utilizadores da TDT.
Todas as palestras decorreram em simultâneo modo presencial e modo on line.
Neste mês de Junho haverá mais tertúlias, lançamento de livro e voltam as Terças-feiras da Engenharia na FNAC Aveiro.