O Presidente do Conselho Directivo da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros afirma como urgente a criação dos Centro Covid-19, separados dos hospitais e Centros de Saúde, para que seja possível continuar a receber, tratar e cuidar de pessoas com outras patologias, sem existir risco de contágio.
Há vários exemplos de estruturas e algumas permitem rastreios em circulação, sem contacto com os condutores, com pausa ao jeito de uma "portagem". Esta na imagem do Expresso pode ir aos 400 testes por dia no Porto (na foto).
Ricardo Correia de Matos alerta para a importância deste tipo de estrutura.
“Todos os dias estão a aparecer cadeias de transmissão activas dentro dos hospitais e centros de saúde. Esta realidade é absolutamente drástica para o SNS, para as pessoas e para os profissionais de Saúde. É urgente a criação dos Centro Covid-19, separados dos hospitais e Centros de Saúde, para que seja possível continuar a receber, tratar e cuidar de pessoas com outras patologias, sem existir risco de contágio”.
O representante da ordem diz que na área dos Hospitais de referência, deve ser isolado um edifício dedicado exclusivamente, ao diagnóstico e isolamento das pessoas suspeitas ou infectadas que ainda não necessitem de cuidados intensivos.
“Precisamos de parar rapidamente a cadeia de contágio nos profissionais de saúde. Mais uma vez, todos os doentes com sintomatologia respiratória devem ser tratados como casos suspeitos”.