Oliveira do Bairro afirma satisfação por ver arrancar o Curso de Informática e Comunicação Organizacional, promovido pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA) da Universidade de Aveiro em instalações do concelho.
O antigo edifício da Cerâmica Rocha vai acolher uma das turmas, de até 25 alunos, do referido Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), no ano letivo que agora se inicia, dando seguimento ao protocolo de colaboração celebrado em fevereiro passado, entre o Município de Oliveira do Bairro e a Universidade de Aveiro.
Na cerimónia, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, destacou a chegada do ensino superior a Oliveira do Bairro.
"É, para mim, uma realização pessoal e profissional o facto de estarmos hoje aqui, em Oliveira do Bairro, a iniciar um curso superior num edifício que estava, até há poucos anos atrás, em ruinas", referiu o autarca. "Recuperámos um importante património industrial e colocámo-lo ao serviço da população, neste caso, na área da Educação", finalizou.
Sandra Soares, Vice-Reitora da Universidade de Aveiro (UA), explicou que "a Universidade de Aveiro pretende ser, cada vez mais, uma universidade global, mas sem perder a ligação com a região, e penso que este é um excelente exemplo disso mesmo".
"Estamos num espaço fantástico, que segundo me confidenciou o Sr. Presidente, está preparado para ser flexível, que vai sendo ajustado à medida das necessidades, quer dos docentes, quer dos estudantes, e nós estamos completamente disponíveis para fazer esse exercício, para fazer essa construção convosco", referiu a representante da UA.
Por seu lado, Elisabete Vieira, Diretora do ISCA - UA, historiou o início deste processo, referindo que, na sequência do repto lançado pela Universidade de Aveiro, para apresentarem candidaturas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, "olhámos para a região e achámos que Oliveira do Bairro era uma boa aposta", para a "deslocalização de um dos nossos cursos".
"O primeiro telefonema que fiz, para falar deste curso, foi ao Sr. Presidente da Câmara", referiu. "Qual não foi o meu espanto, porque muitas vezes temos a noção de que é difícil estabelecermos estes contactos, ao constatar que a recetividade foi imediata", confidenciou Elisabete Vieira.
"Muito obrigado ao Sr. Presidente, porque foi graças a esse primeiro contacto que estamos aqui hoje", acrescentou a responsável pelo ISCA.
A segunda fase de candidaturas a este curso vai decorrer entre 21 e 26 de setembro.